Como e onde conseguir bolsa e crédito universitários?

Prouni, Fies e Bolsa Permanência: o que são, para que servem, como conseguir?

Paula Menezes |

Quando se fala em cursar uma faculdade, logo vem à cabeça o valor das mensalidades. Pensando em beneficiar os jovens de baixa renda no ingresso às universidades particulares, o Ministério da Educação criou o Programa Universidade para todos (ProUni), incentivando os alunos a ampliar seus conhecimentos e melhorar suas chances no mercado de trabalho.

Entendendo melhor

Com o intuito da inclusão social, o ProUni beneficia jovens carentes fornecendo-lhes bolsas integrais (100%) ou parciais (50% ou 25%), além de reservar vagas especiais para afro-descendentes, indígenas e pessoas com deficiência. Fornecidas pelo Governo Federal, as bolsas são concedidas somente aos estudantes em instituições particulares cadastradas no programa.

As bolsas também são restritas aos candidatos com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos e selecionados de acordo com o desempenho do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em contrapartida, o Governo fornece a estas instituições, isenção de alguns tributos.

Outro benefício que faz parte do programa é a Bolsa Permanência, que beneficia o aluno com R$300,00 mensais. Porém, o benefício só é concedido aos estudantes com bolsa integral e carga horária acima de 6 horas diárias. Sua seleção é realizada diretamente pelo sistema do Prouni e disponibilizada no site do programa, o que dispensa inscrições para o benefício. Portanto, para quem estiver dentro destas condições, fique atento ao site.

FIES ¿ Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior

Além das bolsas, o Prouni mantém convênio com o FIES, em parceria com a Caixa Econômica Federal, destinado a quem não tem como arcar integralmente com as despesas do curso. É importante lembrar que, ao contratar o financiamento, o aluno se obriga a iniciar as prestações logo após sua formatura. O financiamento também pode ser feito por bolsistas parciais do ProUni.

Segundo o estudante de Comunicação Social da UniSantos, Kenjy Guilherme Sakamoto, que faz parte de uma das primeiras turmas a se graduar com auxílio da bolsa integral neste ano, o programa atende às necessidades de quem não tem condições para bancar os custos de uma universidade particular, mas relata que encontrou problemas na hora de renovar seu contrato. A renovação, que é feita a cada semestre, por várias vezes houve falta de comunicação para aviso do início e término do prazo de renovação. Mas completa que após contato com a reitoria as bolsas foram renovadas normalmente.

Polêmica

Com a criação do ProUni, novos debates foram abertos. Cotas para afro descentes e indígenas geraram polêmica. Para Sakamoto, o preconceito contra negros e indígenas parte até mesmo do governo. Justifica seu pensamento dizendo que nem todos os negros estão nas classes mais carentes. Ao invés de existir cotas para negros, deveria haver cotas para os menos favorecidos financeiramente.

A aluna de Medicina Veterinária da Universidade Anhembi Morumbi, também bolsista integral do Prouni, Vanessa Biachi Zorzie, diz ter sentido na pele sua falta de preparação para o ensino superior. Vim de escola pública e vi que minha dificuldade em relação às outras pessoas é na facilidade de aprendizagem por isso tenho que estudar mais do que os outros alunos. Acredito que a preparação do aluno de uma escola pública em relação à universidade é inexistente.

Alexandra Soares de Azevedo, também estudante de Medicina Veterinária da Universidade Anhembi Morumbi comenta outras dificuldades que encontrou com o FIES. Optei por fazer o financiamento em uma instituição de parceria com a própria universidade, o Cebrade, pois o financiamento sai mais rápido do que o Fies, apesar de não ser financiado o valor integral. Com relação ao Prouni, Alexandra crítica que o governo deveria envestir mais na educação de base, ainda é muito precária. Elaboram estes programas para amenizar um pouco a situação.

Saiba Mais

Procure a secretaria de sua faculdade para saber se a sua instituição está cadastrada ou então acesse os sites dos programas.

Leia mais sobre: Crédito universitário - ProUni - Fies - Enem

    Leia tudo sobre: crédito universitárioenemfiesprouni

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG