Comentários sobre a prova de Biologia da Unesp

SÃO PAULO - Veja os comentários dos professores do Cursinho da Poli sobre a prova de Biologia do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp), aplicada neste domingo.

Redação |

"A Unesp 2009 contemplou os principais assuntos estudados no Ensino Médio, de acordo com o programa curricular.

A prova apresentou muitos textos e abordou, em algumas questões, temas atuais, como clonagem e também assuntos de importância social como a virologia e as bacterioses.

Foram abordados os seguintes assuntos: ecologia (q.13 e.21); citologia (q.16); evolução (q.15, 17 e 18); fisiologia vegetal (q. 23 e 24); parasitologia (q. 14); vírus (q. 19); genética (q. 20) e fisiologia animal (q. 22).

Em anos anteriores a prova de Biologia exigiu dos candidatos outras habilidades como interpretação de textos e esquemas, gráficos e tabelas; este ano, contrariando as expectativas, tais competências foram menos exigidas.

Tivemos apenas um gráfico (q. 21) e o cladograma da questão 15, apresentado de maneira a inferir generalizações dos reinos dos seres vivos, em desacordo com o enunciado, pois, embora os fungos sejam, em sua maioria, pluricelulares estes não apresentam tecidos verdadeiros.

Por este, dentre outros motivos, eles foram incluídos num reino à parte, o Reino Fungi . Sendo assim, a referida questão está imprecisa e sem uma alternativa correta.

Desconsiderando o caso da questão 15, em todo o restante da prova de Biologia a dificuldade pode ser considerada de média para fácil, não apresentando problemas para resolução das questões e/ou controle do tempo para o vestibulando bem preparado".

    Leia tudo sobre: gabaritounespvestibular

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG