Começa nesta segunda-feira o vestibular da UFRJ

Prova é porta de entrada para 40% do total de vagas. O restante é preenchido por meio de cotas e da nota do Enem

iG São Paulo |

Começa nesta segunda-feira (15) a primeira parte do vestibular 2011 da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os candidatos poderão entrar em seus respectivos locais de provas a partir das 8h. Os portões, por sua vez, serão fechados às 9h. Os exames terão duração de cinco horas.

De acordo com o manual do vestibular da UFRJ, os estudantes deverão estar munidos de “caneta esferográfica com corpo transparente de tinta indelével preta ou azul e de documento oficial e original de identidade, contendo fotografia e assinatura, não sendo aceitas fotocópias, ainda que autenticadas”.

Segundo a organização, 92.365 pessoas se inscreveram para o vestibular. Neste primeiro dia de prova (15 de novembro) o candidato fará três provas: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, comum a todos os candidatos; Redação, comum a todos os candidatos; e uma prova específica para o Grupo de cursos escolhido, a saber: Biologia, para os candidatos ao Grupo 1, Matemática, para os candidatos aos Grupos 2, 3 e 4, e Língua Estrangeira, para os candidatos ao grupo 5.

No segundo dia de provas (21 de novembro) os estudantes farão outras duas provas de disciplinas específicas para o grupo escolhido, a saber: Grupo 1: Física e Química; Grupo 2: Física e Química; Grupo 3: Física e História; Grupo 4: Geografia e História; Grupo 5: Geografia e História.

O vestibular deste ano garante acesso a 40% do total de vagas para 2011. Do restante, 40% das vagas serão preenchidas por meio da nota do Enem, enquanto 20% estão reservadas a alunos das escolas municipais e estaduais do estado do Rio.

Os cursos mais concorridos (relação candidato/vaga) são: Gastronomia (115,88), Medicina (104,23), Medicina / Macaé (84,96), Administração (65,38) e Geologia (59,25), e Comunicação Social/Jornalismo, Produção Editorial, Radialismo, e Publicidade e Propaganda (59,21).

    Leia tudo sobre: VestibularUFRJ

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG