Com ensino forte e infra-estrutura, São Bento lidera lista de melhores colégios do País

RIO DE JANEIRO ¿ Um cartaz logo na entrada do tradicional Colégio São Bento, no centro do Rio, chama a atenção de quem visita a instituição de ensino. No panfleto consta que 90% dos alunos daquela escola são aprovados nos vestibulares de faculdades públicas. Em uma época onde aprovação no vestibular é considerado um indicador de ensino forte, o Colégio São Bento foi anunciado nesta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) como a melhor escola do Brasil pelo segundo ano consecutivo, segundo a classificação do Enem 2008.

Anderson Dezan, do Último Segundo |

Com mais de 150 anos de existência e uma infra-estrutura capaz de fazer inveja a muitas universidades, o Colégio São Bento fica localizado em um prédio de nove andares ao lado do Mosteiro de São Bento, na Praça Mauá.

A escola disponibiliza para seus estudantes laboratórios de informática, física e química, biblioteca, videoteca, auditórios, ginásio poliesportivo, piscina e sala de música. A instituição possui atualmente em seu quadro 1.063 alunos, sendo somente meninos, e 145 professores, todos com pós-graduação e muitos com mestrado ou doutorado.

De acordo com a supervisora pedagógica Maria Elisa Pedrosa, os alunos do Colégio São Bento são selecionados através de uma prova realizada em novembro, cujas inscrições são abertas em agosto. Para o ensino fundamental, os estudantes fazem testes de português e matemática. Já no ensino médio, quando a escola só admite alunos no 1º ano, eles realizam provas de português, matemática, ciências, história e geografia.

Nem todos os alunos conseguem entrar porque existe uma nota de corte. O estudante que a gente observa que vem com muita defasagem e vai ter muita dificuldade em acompanhar, a gente aconselha que não faça a escolha pelo São Bento. Há uma exigência acadêmica que vai demandar do aluno um esforço que ele ainda não está em condições de acompanhar, explica Maria Elisa.

Dia-a-dia

No Colégio São Bento, todos os estudantes cumprem horário integral, das 7h30 às 16h30, desde o 1º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio. Para não ter classes muito cheias e assim perder a qualidade do ensino, o colégio conta com três ou quatro turmas em cada série do ensino fundamental, com cerca de 25 alunos. No ensino médio a instituição disponibiliza três turmas para cada ano, com no máximo 35 alunos por classe.

A grade curricular do colégio contém 12 disciplinas fixas no ensino fundamental e 14 no ensino médio, fora as demais matérias que constam na grade de uma série, mas não de outra. Na instituição de ensino, os alunos têm aula de francês, religião, cultura clássica, história da arte e apreciação musical.

Maria Elisa Pedrosa explica que o ano letivo no Colégio São Bento é dividido em seis períodos, que duram em média um mês e meio cada. Quando os períodos acabam, os estudantes são submetidos a avaliações. Aqueles que alcançam a média 7 em todas as disciplinas já no quinto período entram de férias, geralmente em novembro. Os alunos com média abaixo de 7 vão para o sexto período, equivalente a uma prova final.

De acordo com a supervisora pedagógica do Colégio São Bento, todo o método de ensino de sucesso adotado pela instituição de ensino se baseia no conteúdo que será usado no ano letivo. Segundo ela, a partir do conteúdo a escola desenvolve as habilidades e as competências que serão trabalhadas com os alunos.

Não temos uma fórmula mágica, avalia Maria Elisa. Temos como foco a formação ampla do aluno do aluno. Uma formação que deixa o nosso aluno apto a seguir a carreira que ele quiser. Ele sai com uma bagagem ampla para fazer suas escolhas quando ele sai do ensino médio, conclui.

O colégio, que já teve em seus bancos figuras ilustres como Noel Rosa, Villa Lobos e Lamartine Babo, cobra, em média, mensalidade de R$ 1.700,00.

Leia mais sobre : Enem , ranking das escolas

    Leia tudo sobre: enemescolasranking

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG