Coletânea reúne cartas de Galileu Galilei

Em 1609, Galileu Galilei (1564-1642) observou pela primeira vez o céu com uma luneta astronômica. No aniversário de 400 anos do feito que mudou a história da ciência, a Editora Unesp lança o livro Ciência e fé ¿ Cartas de Galileu sobre o acordo do sistema copernicano com a Bíblia.

Agência Fapesp |

A obra permite que o leitor se aprofunde nos pontos principais da argumentação galileana sobre o papel da interpretação religiosa e científica, em uma coletânea que antecipa o famoso embate entre o astrônomo italiano e a Inquisição, no ano de 1616.

Traduzida diretamente dos documentos originais por Carlos Arthur do Nascimento, especialista em filosofia e história medieval, a compilação das famosas cartas copérnicas ¿ nas quais Galileu discute com representantes da nobreza e do clero do século 17 a ideia de que a Terra gira em torno do Sol.

Os diversos documentos apresentados no livro foram produzidos entre 1613 e 1616, entre cartas e comentários enviados pelo próprio Galileu a nobres. Nos textos, o astrônomo traz suas conclusões científicas, fundamentadas em estudos empíricos. Ao mesmo tempo, atesta a validade dos ensinamentos bíblicos, uma vez que os considera essenciais para a construção moral e religiosa do povo, sem acreditar, entretanto, que devam ser interpretados à luz das ciências da natureza.

Além das cartas, Ciência e fé traz comentários de Galileu sobre os estudos de Nicolau Copérnico (1473-1543) e de sua teoria heliocêntrica documentados nas três Considerações sobre a opinião copernicana. Em decorrência de sua convicção nessa teoria ¿ por ele comprovada, ao estudar as fases de Vênus ¿ o astrônomo foi considerado um herege pela Inquisição pouco tempo depois.

Entre os textos reunidos no livro, estão também registros dos pensamentos da igreja em relação às conclusões do cientista, em carta do cardeal Roberto Belarmino, então consultor do Papa para assuntos da Inquisição. Há, ainda, o decreto da Congregação do Índice, que proibiu a publicação dos estudos de Copérnico sobre a teoria heliocêntrica.

Nascimento é pós-doutorado em história da filosofia e doutor em estudos medievais pela Universidade de Montreal (Canadá). É professor assistente doutor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Ciência e fé ¿ Cartas de Galileu sobre o acordo do sistema copernicano com a Bíblia
Autor:
Galileu Galilei
Tradutor: Carlos Arthur do Nascimento
Lançamento: 2009
Preço: R$ 26
Mais informações no site da Editora Unesp .


Leia mais sobre: Galileu Galilei

    Leia tudo sobre: galileu galilei

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG