Colégios de São Paulo simulam sessões da ONU

130 alunos representarão países e discutirão temas mundiais, como crise econômica, segurança, direitos humanos e meio ambiente

iG São Paulo |

Os colégios particulares São Luís e São Francisco, de São Paulo, irão realizar de sexta-feira (10) a domingo (12) uma simulação das sessões da Organização das Nações Unidas (ONU) com 130 alunos do ensino médio. Os estudantes debaterão assuntos como o enriquecimento de urânio no Irã e suas implicações, o uso de medidas protecionistas nas relações comerciais internacionais e o desenvolvimento sustentável.

A IV Simulação Interna das Nações Unidas (SINU) acontecerá no Colégio São Luis, região central de São Paulo, e dividirá os 130 estudantes em representantes de 60 países. Os alunos irão participar dos comitês de Segurança das Nações Unidas (CSNU), Direitos Humanos (CDH), Organização Mundial do Comércio (OMC) e Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI). Os alunos irão elaborar relatórios sobre os resultados dos debates.

O Comitê de Imprensa (CI) fará a cobertura diária das simulações e publicará notícias seguindo o modelo de veículos internacionais e nacionais, como The Guardian, The New York Times, Folha de S.Paulo e Estado de S.Paulo.

Nas discussões, os participantes deverão portar-se de maneira diplomática, respeitar as regras de conduta, trajar roupas formais compatíveis com a situação simulada e representar a posição oficial de seus países defendendo seus interesses.

Os temas debatidos serão: O limite entre a justiça e o desrespeito aos direitos humanos; Uso de medidas protecionistas nas relações comerciais internacionais; O Urânio no Irã e suas implicações; e Desenvolvimento Sustentável.

    Leia tudo sobre: escolasonurelações internacionais

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG