CNPq reajusta e amplia o número de bolsas

O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, anunciou na última terça-feira (9) reajustes e ampliação no número de bolsas concedidas pelo instituto.

iG São Paulo |

As bolsas de Iniciação Científica (IC) passaram de 29 para 43 mil, um incremento de 14 mil bolsas. As bolsas de Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico passarão das atuais 12 mil para mais de 14 mil, e em mestrado e doutorado, o CNPq fará mais 1.800 novas concessões.

O reajuste médio nos valores foi de 21%. A bolsa de pós-doutorado, por exemplo, passou de R$ 2.218,56 para R$ 3.200,00, um acréscimo de 44%. No entanto, nem todas as modalidades de bolsas tiveram seus valores reajustados. Segundo o presidente do CNPq, foram contempladas agora somente aquelas que não tiveram reajustes na última revisão dos valores, em 2008. Foram reajustadas as bolsas de Iniciação Científica, Apoio Técnico, Pós-Doutorado, Pós-Doutorado Sênior e Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico.

O CNPq concede atualmente 72 mil bolsas de estudos e espera crescer para 90 mil, incluindo todas as modalidades. Para conhecer todas as modalidades de bolsas do CNPq acesse o site do conselho .

    Leia tudo sobre: bolsabolsa de estudocnpqpesquisapesquisadores

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG