Edital divulgado nesta segunda-feira oferece bolsas de estudo para a França e inscrições terminam dia 14 de dezembro

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou novo edital para seleção de bolsistas do programa Ciência Sem Fronteiras . A meta é, até 2014, que o governo federal ofereça 75 mil bolsas para estudantes de ensino superior. Dessa vez, apenas estudantes de graduação de cursos de engenharia podem participar. As inscrições vão até 14 de dezembro.

Essas bolsas serão oferecidas dentro do convênio do Programa Brasil France Ingénieur Technologie (Brafitec). Nesse caso, o Brasil também receberá estudantes franceses e as instituições dos dois países precisam estabelecer parcerias universitárias. Cada curso de engenharia pode apresentar apenas uma proposta de parceria. Ao todo, serão aprovados até 15 projetos.

Cada proposta deverá conter o planejamento de atividades durante dois anos (que podem ser prorrogadas por mais dois). Os projetos aprovados receberão recursos para custear passagens aéreas, bolsas de estudo para estudantes e professores e atividades da equipe brasileira.

A seleção se desenvolverá em quatro fases, todas de caráter eliminatório: análise de documentos, de mérito, priorização das propostas e reunião conjunta entre as agências financiadoras, a Capes e a Confèrence des Directeurs d´Écoles et Formations d’Ingénieurs (CDEFI). A divulgação do resultado está prevista para fevereiro de 2012 e o início das atividades a partir de março de 2012.

Mais informações pelo e-mail brafitec@capes.gov.br.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.