Cern abre vagas para professores brasileiros em curso de física

Professores de física do ensino médio poderão participar pela primeira vez de curso no centro europeu

iG São Paulo |

O Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, (Cern), local onde é desenvolvido e testado o grande acelerador de partículas (LHC) que promete revelar a origem do universo, recebe até o dia 21 de junho inscrições de professores de física que atuem no ensino médio interessados em participar de um curso de 5 dias na Suíça.

Os interessados podem atuar em escolas das redes particular, municipal, estadual e federal. Para participar, o professores deve lecionar física ou ter habilitação para ministrar a disciplina e esteja atualmente em atividade de docência. O curso será aplicado entre 5 a 10 de setembro em Genebra, onde fica o centro de pesquisas.

O Cern mantém um programa de educação destinado a professores de diversos países da Europa. Por meio de negociações de pesquisadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) com centros portugueses foi feito um acordo para incluir brasileiros no programa.

A seleção levará em conta eventual titulação de pós-graduação do candidato (especialização, mestrado ou doutorado) e a área de sua realização, além do envolvimento do candidato em projetos e atividades de pesquisa ou extensão ligados ao ensino.

Os custos estimados para a participação de cada professor são de R$ 5 mil. A expectativa dos organizadores é que sejam selecionados 20 professores. Por conta disso, pede-se que o candidato solicite uma declaração da instituição à qual está vinculado, na qual a instituição se compromete a conceder as diárias internacionais necessárias ao desenvolvimento da atividade. Entretanto, esse critério não elimina o candidato.

A solicitação de inscrição será feita apenas por meio de e-mail redigido conforme modelo e enviado, juntamente com a documentação exigida, até a data-limite para o endereço eletrônico ensino@sbfisica.org.br, indicando o assunto “Escola de Física CERN 2010”.

A documentação necessária deverá ser enviada por meio de arquivos anexados à solicitação de inscrição e deverá seguir rigorosamente os modelos de documentos disponíveis no site .

* Com informações da Agência Fapesp

    Leia tudo sobre: cernlhccursosuíça

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG