Casar

Atualmente o sonho do brasileiro, massacrado pela propaganda, é o carro próprio. Antigamente era a casa própria. Desse tempo é o ditado popular ¿quem casa quer casa¿.

Reinaldo Pimenta |

CASAR veio mesmo de CASA , com o sentido de formar um novo lar, constituir uma CASA .

CASA se origina do latim casa, cabana. É aí também onde mora o botão. Já faz algum tempo (mas nem tanto assim, todo o mundo aqui nasceu no século passado), os comerciantes usavam o duplo sentido da palavra CASA para fazer gracinha.

Quando queriam garantir que um produto era de excelente qualidade, procediam da seguinte forma: sem que o freguês percebesse, enfiavam o dedo numa casa de botão do casaco ou do colete (sim, era um tempo em que se usava colete) e exclamavam: Arrasada seja esta casa, se eu não falo verdade!. Assim, o comerciante driblava o castigo de Deus, mostrando-Lhe que a casa em referência não era seu estabelecimento e sim a casa do botão do casaco. Para o comprador, ficava a impressão de uma garantia imobiliária e de uma excelente oportunidade.

Se, mais tarde, a vítima constatasse ter feito mau negócio, o máximo que conseguia da justiça divina era um casaco roto.

Leia mais sobre: A Casa da Mãe Joana

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG