Capes assume programa de melhorias nas licenciaturas

O órgão vai financiar iniciativas de aprimoramento de ensino em universidades. Inscrições para o Prodocência estão abertas

Priscilla Borges, iG Brasília |

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) vai assumir a execução do Programa Consolidação das Licenciaturas (Prodocência). A primeira edição do projeto foi coordenada pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. O programa tem o objetivo de valorizar a formação dos professores. A portaria que determina a mudança de comando foi publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União.

Com isso, a Capes vai financiar mudanças em projetos pedagógicos de cursos interessados em aprimorar a gestão institucional e promover ajustes na estrutura acadêmica e curricular dos cursos de licenciatura. Iniciativas que fomentem novas práticas docentes, incluam novas tecnologias nos currículos e promovam a integração entre ensino superior e educação básica.

As instituições interessadas em participar do programa têm até 6 de agosto para apresentar propostas. Podem se candidatar universidades federais, estaduais e municipais e institutos federais que possuam licenciaturas. Os projetos apresentados pelas instituições terão de ser institucionais.

A Capes vai selecionar 60 projetos que poderão receber até R$ 130 mil cada. As instituições também terão de realizar contrapartida financeira, conforme regras do edital , além de acompanhar os avanços obtidos, divulgados e analisar o impacto deles na formação dos professores.

Mais informações no site da Capes.

    Leia tudo sobre: educaçãocapesdocentes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG