Cálculos errados fizeram com que instituição republicasse lista aprovados na seleção, feita pelo Enem, neste domingo

Os estudantes que se inscreveram para participar do processo de seleção para as 1.560 vagas oferecidas nos 42 cursos da Universidade Federal do Acre (UFAC) levaram um susto neste sábado. Reclamações de inúmeros candidatos em redes sociais afirmavam que a lista preliminar dos aprovados em primeira chamada continha erros nos cálculos das notas. A lista foi republicada e corrigida neste domingo.

Saiba tudo sobre o Enem e o Sisu

Agora, os candidatos têm até quarta-feira para recorrer do resultado, caso discordem de algo. O prazo de recursos já era previsto no edital. Os resultados definitivos só serão divulgados a partir de quinta-feira da semana que vem (dia 19), de acordo com a assessoria de imprensa da instituição.

A UFAC utiliza das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para distribuir suas vagas, mas não faz parte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. Cada curso, porém, atribui diferentes pesos às notas de cada prova. Os erros ocorreram justamente nessas contas. Oswaldo Cascudo, 22 anos, candidato a uma vaga no curso de Medicina, conta que as notas divulgadas inicialmente continham dois erros: o peso da redação e troca entre notas.

Para todos os candidatos às vagas da federal do Acre, a nota da redação tem peso 2. A de Oswaldo, que tirou 900, estava com peso 1. Além disso, para Medicina, as notas da prova de Linguagens têm peso 2, as de Ciências da Natureza peso 3. As provas de Ciências Humanas e Matemática, peso um. A instituição, no entanto, havia trocado as notas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

“Eles postaram no link de acompanhamento dos candidatos todas as notas e os pesos com clareza. Os erros estavam muito claros. O que me espantou é que eles não deram uma explicação, simplesmente atualizaram a lista depois. Pelo menos”, conta Oswaldo.

Dados preliminares

Por meio da assessoria de imprensa, a UFAC informou que a lista publicada no sábado era preliminar e, por isso, “passível de alterações”. Segundo a instituição, a troca das notas e dos pesos ocorreu em “apenas alguns cursos” e todas as notas dos candidatos foram corrigidas. De todo jeito, os estudantes ainda podem apresentar recursos até quarta-feira.

De acordo com os dados preliminares divulgados no fim de semana, 76% das vagas oferecidas foram preenchidas por estudantes acreanos.

    Leia tudo sobre: enem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.