Candidatos reclamam de calor durante vestibular da UERJ

Estudantes participaram da segunda fase do concurso neste domingo

Luisa Girão, iG Rio de Janeiro |

O forte calor que atinge o Rio neste domingo (05) incomodou os candidatos que prestaram o vestibular para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) pela manhã. O estudante Thomaz Arakaki, de 20 anos, reclamou da falta de estrutura na sala do exame. “As mesas são pequenas e . É complicado fazer uma prova assim. Como a UERJ não é a faculdade que mais almejo, fiz mais tranquilo”, afirmou o jovem, que está tentando uma vaga para Ciências Contábeis.

Prestando vestibular para Psicologia, Taiana Viana, de 20 anos, também se queixou do forte calor. “Algumas salas têm ar condicionado, mas na minha só tinha ventilador. Achei muito difícil a prova e desisti de fazer algumas questões”, disse.

Na sala de Mayara Bandeira, de 23 anos, até tinha ar-condicionado, mas as mesas eram tortas. “Tive que fazer a prova com uma mão em baixo da mesa, para deixá-la reta. Português estava fácil e gostei muito do tema da redação, que era sobre como a tecnologia pode influenciar na comunicação”, falou ela, que quer cursar Geografia.

O calor não foi o principal problema para Michele Noboa, de 17 anos, que está prestando vestibular para Engenharia Química. Aluna de um colégio estadual do Rio, a adolescente disse que não sabia fazer a maioria das questões. “Deixei várias perguntas em branco porque não aprendi metade dos assuntos da prova. As questões de química, por exemplo, eram mais especificas e eu só sei o básico”, falou.

Até às 11h deste domingo, sete pessoas haviam sido atendidas pelo posto médico da UERJ, que conta com dois enfermeiros e dois médicos. A média é de cinco atendimentos por prova. Segundo a enfermeira Regina Souza, o calor não foi o agravante dos atendimentos.

“Como é a ultima fase do vestibular, os candidatos ficam muito nervosos e sentem enjôos e cefaléia”, contou ela, acrescentando: “Primeiramente, tentamos acalmá-los e motivá-los a não desistir da prova. Se eles continuarem a passar mal, ligamos para a família vir buscá-lo”.

De acordo com a UERJ, foram registradas mais de 38 mil inscrições para as provas da segunda fase do vestibular, realizadas neste domingo. Os estudantes disputam pouco mais de 5 mil vagas. Os cursos mais concorridos são Medicina, com 50,4 candidato por vaga, Jornalismo, com 26,2, e Desenho Industrial, com 22,9. Foram aplicadas provas discursivas de Língua Portuguesa com redação e mais duas disciplinas específicas por curso.

    Leia tudo sobre: vestibularuerj

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG