Candidatos fazem provas da segunda fase do vestibular da UERJ

Mais de 38 mil estudantes se inscreveram para o exame deste domingo

Luísa Girão, iG Rio de Janeiro |

Com previsão de fechamento para as 9h em ponto, os portões da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) só foram trancados cinco minutos depois para ajudar os candidatos atrasados. Mesmo com a tolerância, a estudante Viviane Lemos, de 20 anos, não chegou a tempo e não pôde entrar para prestar o exame de vestibular no campus do Maracanã, na zona norte do Rio.

“Saí de casa às 8h e, geralmente, levo 20 minutos para chegar aqui. Como hoje é domingo, o ônibus demorou para passar e me atrasei”, disse a jovem, moradora do bairro da Abolição, que presta vestibular pela primeira vez para Pedagogia.

Alguns estudantes preferiram chegar cedo, antes dos portões abrirem, para não perderem a hora. Foi o caso de Juliana Teodoro, de 24 anos, que está prestando vestibular para Economia.

“Estou no décimo período de direito, na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Como quero trabalhar com mercado de capitais, achei interessante fazer essa segunda faculdade. Estou bem tranquila, afinal essa é a quarta vez que presto vestibular. Já estou acostumada com o clima”, contou ela, que estava sentada no chão, ouvindo Coldplay no seu MP3.

Julia Mulder, de 17 anos, veio de São Paulo para fazer a prova deste domingo. “Estou um pouco nervosa porque não fui bem na primeira fase. Acho que as escolas paulistas só preparam para o vestibular de lá. As questões são bem diferentes”, avaliou a estudante, que tenta vaga no curso de Odontologia.

Bianca Tiago, de 17 anos, trouxe como amuleto da sorte os pais – Fátima e Paulo Thiago – e um cordão com uma pimenta vermelha, que afasta o mal olhado. “Não acredito nessas coisas, mas temos que nos apegar a qualquer coisa que nos dê conforto nesse momento tão tenso. Antes de sair de casa, a única coisa que fiz questão de fazer foi rezar”, disse a adolescente, que está prestando vestibular para Matemática.

Em dia de decisão do Campeonato Brasileiro, teve tricolor que estava mais nervoso com o jogo do que com a prova. Afinal, são 26 anos que o time carioca não ganha um titulo. “Aqui, na prova, pelo menos eu tenho o controle. Já não é o caso do Fluminense. Vou sair correndo daqui para ver o jogo. Estou tenso!”, contou Pedro Lacerda, de 17 anos, que está prestando vestibular para Geografia.

De acordo com a UERJ, foram registradas mais de 38 mil inscrições para as provas da segunda fase do vestibular, realizadas neste domingo. Os estudantes disputam pouco mais de 5 mil vagas. Os cursos mais concorridos são Medicina, com 50,4 candidato por vaga, Jornalismo, com 26,2, e Desenho Industrial, com 22,9. Hoje, estão sendo aplicadas provas discursivas de Língua Portuguesa com redação e mais duas disciplinas específicas por curso.

    Leia tudo sobre: vestibularUERJ

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG