Candidatos dizem que Fuvest pediu conteúdo imprevisto

Prova de língua portuguesa foi no domingo, mas candidatos dizem que havia questão de gramática nesta segunda-feira

Guilherme Pichonelli, especial para o iG |

Os candidatos que deixaram a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), onde estava ocorrendo o vestibular para a instituição, disseram que encontraram conteúdos inesperados. A prova de hoje com 20 questões do núcleo comum do ensino médio tende a ser a mais longa da segunda fase.

flavio torres
Candidato a vaga no curso de Letras, Kenji, identificou uma questão de gramática na prova de hoje. Prova de língua portuguesa foi ontem
Os conteúdos, segundo o edital, seriam interdisciplinares envolvendo as disciplinas história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. O candidato a uma vaga no curso de Letras, Alan Kenji, de 23 anos, no entanto, conta que havia pelo menos uma questão de gramática. “Pediam voz passiva e analítica”, garante.

Carolina Petená, 17 anos, confirma. “Tinha português sim, mas não sabia que não deveria ter”, disse. No domingo, a prova foi toda de língua portuguesa com 10 questões e uma redação.

Outra candidata a uma vaga de Letras, Carolina Giacomo, 23, que já se formou em Rádio e TV criticou a forma como a interdisciplinaridade foi colocada. “As questões faziam relações malucas. Tinha um texto falando de uma roda gigante e, de repente, entrava a pergunta de física sem que o texto fluísse para isso.”

Primeira a sair, vai direto para o trabalho
Três minutos após o tempo mínimo para entrega da prova da Fuvest, às 15h03, a técnica em diagnóstico de área contaminada, Kelen de Freitas, de 28 anos, foi a primeira a deixar a Faculdade de Educação. Candidata a uma vaga em Licenciatura em Geociência, ela achou a prova bem elaborada. “Quem teve tempo para se preparar com certeza se deu bem. Como eu trabalho, não tive muito, mesmo assim não foi difícil”, disse ela que saiu direto para o emprego.

O último a sair foi Victor Rampazo, de 18 anos, que deixou o local às 17h26. Ele disse não ter encontrado dificuldades e ter demorado por conta de passar todas as respostas a limpo. "Fiz um rascunho para cada", afirmou.

Terceiro dia depende da carreira

A terceira prova, na terça-feira, deverá ser formada por 12 questões de duas ou três disciplinas, a depender da carreira escolhida. Algumas carreiras têm prova de Habilidades Específicas, que serão aplicadas a partir do dia 12 de janeiro.

VEJA CORREÇÃO DA PROVA FEITA PELOS PROFESSORES DA POLI PARA O IG

    Leia tudo sobre: fuvestconteudogramatica

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG