Bolsistas de licenciaturas do Prouni ganharão estágio em SP

Ministro da Educação disse que secretaria estadual quer fazer parceria para que universitários atuem na rede de ensino paulista

Cinthia Rodrigues, iG São Paulo |

Alunos de cursos superiores de licenciatura de São Paulo poderão acumular duas bolsas, uma de estudo e outra de iniciação à docência. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, após visita à Assembleia Legislativa paulista para debater o Plano Nacional de Educação (PNE) nesta quarta-feira.

AE
O ministro Haddad discursa enquanto o deputado Simão Pedro(PT) arruma as últimas cadeiras para compor a mesa
Segundo ele, o projeto é do secretário Estadual de Educação de São Paulo, Herman Voorwald, que assumiu o posto este ano e já o visitou duas vezes em Brasília. Com a parceria, bolsistas do programa do governo federal que dá bolsas em instituições particulares, o Prouni, seriam encaminhados para a rede estadual de ensino para uma espécie de estágio chamada de iniciação a docência.

“Está decidido que vai haver a parceria com foco nas licenciaturas, falta só formatar”, disse Haddad. Segundo ele, também haverá parcerias no Pronatec , como está sendo chamado o programa de ampliação do ensino técnico com direito a financiamento e bolsas, que deve começar em junho.

Plano Nacional de Educação

Apesar das especulações de que sua presença em São Paulo está mais frequente devido a uma possível pré-candidatura a prefeitura da cidade pelo PT, o ministro insistiu que aceitou o convite da bancada do partido para debater o PNE. "Essa foi a primeira assembleia que me convidou e espero que aconteça nas outras", disse.

No discurso, disse que o novo PNE deve corrigir as falhas do anterior - feito pelo governo PSDB em 2000. Segundo ele, o primeiro PNE falhava em quatro pontos: não falava em qualidade, não previa financiamento para alcançar as metas, não detalhava quais atores seriam responsáveis por quais aspectos e, por último, não priorizava a valorização do professor. "Temos uma conjuntura favorável para resolver tudo isso agora", afirmou.

    Leia tudo sobre: prouniprofessorbolsainiciação a docência

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG