Bolsa de pós-doutorado em bioquímica

O Projeto Temático ¿Microdomínios de membrana ricos em glicoesfingolipídeos e esteróis: organização, função e sinalização¿, apoiado pela FAPESP, tem uma vaga para pós-doutoramento na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Agência Fapesp |

O projeto tem como um dos principais objetivos a identificação de proteínas e glicoesfingolipídeos específicos de lipid rafts de fungos patogênicos.

O candidato a pós-doutorado deverá apresentar experiência em análise por espectrometria de massa nas áreas de glicômica e lipidômica, tendo como foco os temas:

  1. Analisar por espectrometria de massa: polissacarídeos, glicofosfolipídeos, glicoproteínas e lipídeos;
  2. Determinar a expressão de glicoesfingolipídeos de fungos tratados com inibidores de síntese de esteróis, esfingolipídeos e polissacarídeos de parede, visando a uma melhor compreensão dos efeitos desses compostos na biologia e mecanismos de escape/resistência de fungo;
  3. Identificar novos sítios em moléculas-chave das vias biossintéticas que possam ser utilizados como alvos para drogas altamente específicas.


Interessados devem apresentar currículo Lattes atualizado, duas cartas de apresentação/recomendação, uma carta de apresentação e um breve relato de sua experiência e seu objetivo de carreira. Os documentos devem ser enviados em formato PDF para o coordenador do projeto, professor Helio Takahashi ( takahashi.bioq@epm.br ), do Setor de Imunoquímica de Glicoconjugados do Departamento de Bioquímica da Unifesp.

O valor da Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP é de R$ 4.508,10 mensais.

Outras vagas de bolsas de pós-doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades .

Leia mais sobre: Pós-doutorado

    Leia tudo sobre: bioquímicapós-doutoradounifesp

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG