Avaliação aplicada a 60 mil escolas públicas é a base para o cálculo do índice nacional que mede a qualidade da educação

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou os boletins de desempenho da Prova Brasil 2009 na última quarta-feira no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelas avaliações e pesquisas educacionais federais.

A Prova Brasil é uma avaliação bienal de português e matemática, aplicada a escolas públicas. Com o seu resultado e o fluxo escolar (repetência e evasão), é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que pretende medir a qualidade da educação brasileira.

- Veja o boletim de desempenho da sua escola

Os boletins trazem informações sobre o número de alunos participantes, as médias obtidas em língua portuguesa e matemática, a distribuição dos alunos nas faixas de proficiência, a evolução do Ideb e indicadores educacionais como taxa de aprovação, médias de hora-aula e docentes com curso superior, para cada uma das cerca de 60 mil escolas públicas de 4ª e 8ª séries avaliadas. Com estes dados, as equipes gestoras conseguem compreender o Ideb que tiraram e traçar planos para melhorá-lo.

Os resultados preliminares da Prova Brasil 2009 foram divulgados em julho de 2010 em uma portaria do MEC publicada no Diário Oficial da União. O Inep estabeleceu critérios para que as escolas e secretarias de Educação apresentassem recursos até 15 de agosto de 2010. Os recursos foram julgados pela equipe técnica do Inep e os resultados consolidados estão sendo divulgados agora.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.