Banco destinará 600 mi de euros a universidades

Presidente do Santander anuncia financiamento de projetos universitários da comunidade ibero-americana

Marina Morena Costa, enviada a Guadalajara |

O banco Santander anunciou nesta segunda-feira que destinará nos próximos cinco anos 600 milhões de euros para financiar projetos universitários, convênios de colaboração com universidades e ao Universia, rede de instituições de ensino mantida pelo banco. O anúncio foi realizado por Emilio Botín, presidente do Santader mundial e da rede de universidades, durante discurso na abertura do II Encontro de Reitores Universia, realizado hoje e amanhã em Guadalajara, no México

Marina Morena Costa, iG São Paulo
Felipe Calderón participou da abertura
Nos último 5 anos, Botín afirma que a instituição bancária destinou 375 milhões de euros para apoiar projetos universitários em países dos quatro continentes. O compromisso foi anunciado diante de uma grande plateia e uma mesa composta por reitores, coordenadores do evento, e pelo presidente do México, Felipe Calderón.

“Confio de que daqui, dos debates destes dias, surjam não somente idéias, mas também compromissos e iniciativas, que nos façam dar um salto qualitativo neste grande projeto de modernizar e engrandecer nossas universidades”, afirmou o presidente do banco e do Universia.

Calderón destacou a necessidade de fortalecer a universidade ibero-americana e seu papel como “expressão comunitária da sociedade”. O presidente disse estar preocupado com a falta de vagas no ensino superior. “A taxa de cobertura é preocupante. Em 2003 era de 25% entre os jovens de 18 a 23 anos, e hoje atinge 29% desta população”, declarou Calderón. A meta do governo mexicano é ultrapassar os 30% nos próximos três anos.

O presidente mexicano ressaltou a importância da expansão da rede pública e privada de universidades no país. “Educação, tecnologia e conhecimentos são necessários para a previsão e prevenção de catástrofes”, enfatizou. De acordo com Calderón, em seu governo foram entregues 75 novas instituições de ensino superior e inaugurados 33 campus de universidades já existentes.

* A repórter viajou a convite do Santander

    Leia tudo sobre: universidade

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG