Avaliação técnica

O Centro Paula Souza, órgão do Governo do Estado responsável pelas Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e pelas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), criou uma ferramenta para medir o desempenho do ensino tecnológico e melhorar a formação profissional em São Paulo.

Agência Fapesp |

Trata-se do Índice de Desenvolvimento do Ensino Técnico e Tecnológico do Estado de São Paulo (Idetec), indicador para avaliar a qualidade de ensino oferecida pelas 162 Etecs e 47 Fatecs do governo paulista.

A ferramenta levará em conta critérios como taxa de conclusão de curso, empregabilidade dos formados e índice de produtividade (relação entre alunos que ingressam e alunos que efetivamente se formam), além de indicadores externos.

O objetivo do índice é melhorar a qualidade dessa modalidade de ensino no Estado, que já é considerada alta uma vez que 93% dos alunos das Fatecs estão empregados um ano depois de formados, sendo que o índice é de 77% para os alunos das Etecs, segundo estimativas do Sistema de Avaliação Institucional do Centro Paula Souza.

O Idetec também será usado para definir o pagamento de bonificação por resultado aos professores e funcionários a partir de 2010. Quanto mais alunos uma unidade do Centro Paula Souza conseguir colocar no mercado de trabalho, por exemplo, melhor será sua avaliação e maior a bonificação.

Ligado à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza tem hoje 140 mil alunos matriculados nos ensinos médio e técnico e 32 mil no ensino superior (Fatecs).

Mais informações no site do Centro Paula Souza .

Leia mais sobre: Fatecs - Etecs

    Leia tudo sobre: etecetecsfatecfatecs

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG