Aumenta a procura por cursos de exatas na Unesp

Área recebeu 13,7% mais inscritos neste ano. Curso mais concorrido continua sendo Medicina, com 128,9 candidatos por vaga

iG São Paulo |

A procura por cursos de exatas na Universidade Estadual Paulista (Unesp) cresceu 13,7% no vestibular 2011, com 2.677 candidatos a mais em relação ao processo seletivo do ano passado. Para os cursos da área de humanas, o aumento foi de 1.036 candidatos, ou 4%. Os cursos de biológicas ficaram praticamente no mesmo patamar, com crescimento de 154 inscritos.

Entre os cinco cursos mais concorridos na Unesp estão Medicina, com 128,9 candidatos por vaga, Direito (50,2), Arquitetura e Urbanismo (40), Engenharia Civil (35,2) e Engenharia de Produção Mecânica (33,9). Mesmo com o crescimento da procura pelos cursos de exatas, as carreiras mais disputadas são as de biológicas, com média de 16,5 candidatos por vaga. As área de exatas tem média de 12,2 candidatos por vaga, e as humanidades aparecem em terceiro, com 9,7.

A Unesp avalia que o aumento do número de candidatos no vestibular, que subiu de 76.452 para 80.319, se deve à maior oferta de isenções da taxa de inscrição. No ano passado só foram oferecidas isenções para alunos de cursinhos comunitários, já em 2010 a oferta se estendeu a candidatos de baixa renda familiar.
Outro motivo para o aumento de 3.801 candidatos em comparação com a edição anterior do vestibular é a parceria com o Centro Paula Souza, órgão responsável pelas Escolas Técnicas do Estado (Etecs). Neste ano, os estudantes dessas unidades tiveram descontos de até 75% no valor da inscrição para o vestibular. Em vez do valor normal de R$ 110, os estudantes destas unidades pagaram R$ 27,50. O desconto já era dado para estudantes da rede estadual, mas com a inclusão das Etecs, houve 3.445 alunos a mais que se inscreveram pelo programa diferenciado.

Os inscritos agora devem aguardar a convocação para a primeira fase. A consulta estará disponível a partir de 22 de outubro. A prova está marcada para 14 de novembro, em 30 cidades paulistas e em três capitais de outros Estados, além do Distrito Federal. O resultado da primeira fase também será publicado nos sites da Unesp e da Vunesp, em 3 de dezembro. A segunda fase será aplicada nos dias 19 e 20 de dezembro.

O calendário completo e as informações sobre os exames podem ser consultadas no Manual do Candidato, disponível nos sites de Unesp e Vunesp .

    Leia tudo sobre: unespvestibularconcorrênciacandidatos por vaga

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG