Aulas com uso do computador melhoram desempenho dos alunos

Disciplinas tradicionais, como matemática, ganham nova roupagem dentro da sala digital, tornado-a mais atraente e, consequentemente, interessante aos estudantes.

Redação |

Vivemos a era digital. Obter informações e conhecimento através do computador não é mais novidade para muitas crianças e adolescentes. A maior parte dos estudantes já nasce inserida em um novo contexto. E agora, até as escolas públicas que atendem a periferia dos municípios usam a tecnologia em sala de aula, por meio do Projeto Educação Digital , da Brasil Telecom.

Na Escola Estadual Maestro Heitor Villa Lobos, situada em Campo Grande, o professor que ministra a disciplina de matemática, José Luiz Romeiro, usa a sala digital da Brasil Telecom para tornar os números mais próximos à realidade dos alunos.  Nós temos que entrar no mundo deles e o computador faz parte desse mundo, comenta o educador, referindo-se aos estudantes.

Segundo o educador, seus alunos, na faixa etária dos 11 e 12 anos, tiveram ótimo desempenho com o uso da tecnologia, apesar de uma pequena parcela da turma ainda não ter o domínio do computador.

O professor avalia que, apesar de não haver dados oficiais, a resposta dos alunos em sala superou as expectativas. Mesmo sendo um projeto recente e tendo pouco tempo para avaliá-lo, temos a percepção que 70% dos alunos tiveram excelente aproveitamento em sala, garante.

Este é o caso da estudante Lanna Holsback, de 12 anos, que cursa o 7º ano. Curiosa como toda e qualquer menina de sua idade, a jovem tem na oficina Educação Digital a possibilidade de pesquisar temas importantes que envolvem questões sociais, políticas e econômicas, ali mesmo, dentro da sala de aula. Só via computador quando visitava a casa dos meus tios, comenta.

Entusiasmada com a nova dinâmica das aulas, a estudante explica que, seja qual for a disciplina, o conteúdo é memorizado mais facilmente pela interatividade que as teclas e um clique de mouse podem proporcionar. Antes o professor enchia a lousa e era aquela rotina. Agora é diferente, usamos o computador, conta.

    Leia tudo sobre: oficina educação digital

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG