Após falhas, MEC estuda prorrogar prazo de inscrição no SiSU

O Ministério da Educação (MEC) estuda ampliar o prazo de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), programa na internet pelo qual os estudantes se candidatam a vagas em universidades federais usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A primeira etapa de inscrições no SiSU acaba às 23h59 do dia 3 de fevereiro, na próxima quarta-feira, mas há possibilidade de prorrogação segundo a assessoria de imprensa do MEC afirmou nesta segunda-feira.

Marina Morena Costa, iG São Paulo |


O sistema estreou na última sexta-feira com congestionamentos, dificuldades de acesso e mensagens de erro. Por volta das 22h30 do primeiro dia de funcionamento, havia um comunicado no site do SiSU informando que o sistema estava em manutenção. No sábado, o MEC afirmou que o problema de lentidão estava plenamente solucionado.

Apesar da posição oficial do MEC, o Minha Notícia, site de jornalismo colaborativo do iG, recebeu diversas mensagens de internautas reclamando da lentidão e das falhas no carregamento das páginas do SiSU. O internauta Ronaldo Cavalcanti relatou ter demorado 7 horas para se cadastrar no sistema. Uma internauta que se identificou apenas como Sandra afirma ter passado 14 horas tentando realizar a inscrição sem conseguir passar da primeira página.

Procurado pela reportagem do iG, o MEC voltou a afirmar nesta segunda-feira que o sistema não apresentou mais falhas depois do último sábado. O agravante do problema técnico é que o momento da inscrição é um dos critérios de desempate na disputa por vaga. Apesar de não ter uma importância muito grande (é o 7º quesito levado em conta), a antecedência na última inscrição pode influenciar na hora do candidato conquistar a vaga. 

Até meio-dia desta segunda-feira,  410 mil candidatos haviam conseguido fazer suas inscrições no SiSU , segundo balanço divulgado pelo MEC. De acordo com o ministério, 580 mil alunos já conseguiram entrar no site de inscrições e efetuaram a troca de senha no sistema, o que os deixa aptos a fazer inscrição.

Por enquanto, a primeira etapa de inscrições segue até a próxima quarta-feira (3), sempre entre 6h e 23h59. Entre meia-noite e 5h59, o sistema calcula as notas de corte para cada curso.

As inscrições no SiSU serão feitas em três etapas. No momento, os estudantes estão na primeira etapa, quando concorrem a 47,9 mil vagas. No próximo passo, que acontece entre os dias 15 e 20 de fevereiro, serão oferecidas as vagas que sobrarem da primeira etapa. A terceira fase será entre os dias 1º e 3 de março, com as vagas remanescentes das duas primeiras fases.

* Com informações da AE

    Leia tudo sobre: enemmecsisu

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG