Apenas 25 universidades atingem nota máxima no Enade 2007

SÃO PAULO - Apenas 25 das 3.239 entidades de ensino superior avaliadas pelo Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) atingiram a nota máxima nos três conceitos de avaliação - 5 em uma escala de 1 a 5 - segundo relatório divulgado nesta quarta-feira pelo Ministério da Educação (MEC).

Redação |

Na outra ponta, 722 instituições atingiram nota 1 no exame - entretanto, somente 10 tiveram nota 1 nos três conceitos.

O Estado que teve o maior número de universidades com conceito máximo foi Minas Gerais, com 8 de suas 526 instituições atingindo a nota 5 plena.

O MEC anunciou também que, a partir deste ano, passa a adotar um novo conceito para avaliações das instituições de ensino superior, chamado Conceito Preliminar de Curso (CPC), que levará em conta o corpo docente, a estrutura física das instituições e o projeto pedagógico.

Conceitos

A avaliação levou em conta os conceitos Enade, o Indicador de Diferença Entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e o Conceito Preliminar do Curso  (CPC).

Entenda cada um deles:

Enade
O conceito do curso é calculado pela média ponderada da nota padronizada dos estudantes que conclem o curso, da nota padronizada dos ingressantes e da nota padronizada em formação geral (concluintes e ingressantes). As notas têm os seguintes pesos: 60% concluintes, 15% ingressantes e 25% geral.

Assim, a parte referente ao componente específico contribui com 75% da nota final do curso, enquanto que a parte de formação geral contribui com 25%.

IDD

O IDD é a diferença entre o desempenho médio do concluinte de um curso e o desempenho médio estimado para os concluintes desse mesmo curso e representa, portanto, quanto cada curso se destaca da média, podendo ficar acima ou abaixo do que seria esperado para ele baseando-se no perfil de seus estudantes.

Este indicador tem o propósito de trazer às instituições informações comparativas dos desempenhos de seus estudantes concluintes em relação aos resultados obtidos, em média, pelas demais instituições cujos perfis de seus estudantes ingressantes são semelhantes.

CPC
O novo conceito leva em conta 40% da média geral do curso e instituição no Enade, 30% sobre o conhecimento acumulado pelos alunos ao longo do curso - medido com provas no início e no final da graduação-, e 30% com base nos títulos dos professores, como doutorado e mestrado, e a infra-estrutura da instituição.

Leia também

Leia mais sobre: Enade

    Leia tudo sobre: enadenota

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG