Ano Internacional do Planeta Terra será lançado no Brasil

O Brasil sediará o lançamento regional para América Latina e Caribe do Ano Internacional do Planeta Terra (AIPT). O evento será realizado nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Agência Fapesp |

O objetivo da iniciativa, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), é divulgar a importância das ciências da terra para o bem-estar comum e para um mundo sustentável.

A atividade consiste em uma exposição de fotos e desenho sobre a preservação da Terra e de dez painéis com debates entre cientistas e políticos brasileiros com estudiosos do resto da América Latina.

Participarão do evento os ministros da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, das Relações Exteriores, Celso Amorim, da Educação, Fernando Haddad, de Minas e Energia, Edison Lobão, e do Meio Ambiente, Marina Silva.

O Brasil aderiu à iniciativa, juntamente com outros 96 países, em janeiro de 2007, com o lançamento público do Ano em São Paulo, na Estação Ciência da Universidade de São Paulo (USP), durante a inauguração da exposição sobre a Terra.

O projeto do Ano Internacional do Planeta Terra foi apresentado conjuntamente pela União Internacional de Ciências Geológicas (IUGS) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Em 2005, foi programado pela Assembléia Geral das Nações Unidas, em Nova York, para ocorrer em 2008. Na ocasião, foi estabelecido que as atividades seriam desenvolvidas entre janeiro de 2007 e dezembro de 2009.

Mais informações: http://aipt.mct.gov.br

Leia mais sobre: Dia Mundial da Terra - Brasil

    Leia tudo sobre: brasildia mundial da terra

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG