Alunos precisam devolver bicicletas após lançamento de programa

Veículos foram recolhidos depois que estudantes do Distrito Federal posaram para fotos com governador e ministro

iG Brasília |

Há quase um mês, o governo do Distrito Federal e o Ministério da Educação distribuíram em Brasília as primeiras bicicletas de um projeto que pretende oferecer o meio de transporte a estudantes que têm dificuldade para chegar às escolas. O problema é que, logo após a foto oficial, feita com o governador Agnelo Queiroz e o ministro Fernando Haddad, as bicicletas foram recolhidas.

Agência Brasil
Depois da foto oficial com o ministro Fernando Haddad e o governador Agnelo Queiroz, os estudantes tiveram de devolver as bicicletas
Estudantes do Centro de Ensino Médio 111 do Recanto das Emas – cidade-satélite localizada a 30 quilômetros do Plano Piloto – foram os escolhidos para receber as primeiras bicicletas, adquiridas pelo governo do Distrito Federal com apoio do governo federal. No entanto, segundo mostrou a Rede Globo, muitos não foram avisados de que não poderiam “levar para casa” o meio de transporte após a cerimônia. Desde o dia 26 de agosto, eles aguardam para usar as bicicletas para se locomoverem.

Segundo a Secretaria de Educação do DF, os alunos tinham protocolos a cumprir antes de receberem as bicicletas e sabiam disso. No dia do lançamento, nada disso havia sido feito. “Todos os alunos do Recanto das Emas que participaram do ato de lançamento do Caminho da Escola , em agosto, estavam devidamente informados de que só receberiam as bicicletas após passarem por curso de formação, avaliação médica e, por fim, assinarem o termo de recebimento dos veículos”, afirma nota oficial da Secretaria sobre o tema.

De acordo com o mesmo documento, as medidas adotadas são para garantir a própria segurança dos estudantes, que receberão carteirinhas de condutores. Os pais dos alunos beneficiados terão de assinar termos de responsabilidade. A nota oficial diz ainda que “em nenhum momento representantes da Secretaria de Educação do Distrito Federal afirmaram que as bicicletas seriam entregues antes da conclusão das fases preparatórias. Tampouco as peças publicitárias do GDF citaram a entrega – enfocaram, sim, o lançamento do programa e o pioneirismo da iniciativa.”

Não há data para que os veículos sejam entregues. Mas a Secretaria de Educação afirma que os alunos estão em “fase final” do curso de formação.

    Leia tudo sobre: caminho da escolabicicletasescolasmechaddadagnelo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG