Alunos e ONG fazem abaixo-assinado contra "rodeio das gordas"

Grupo de Assis que denunciou competição violenta quer mostrar que maioria é contra atitude tomada em Araraquara

iG São Paulo |

Estudantes contrários ao "rodeio das gordas" iniciaram um abaixo-assinado em repúdio a competição que aconteceu durante encontro de alunos da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara. O grupo apoiado pela ONG Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Sexualidades (Neps) foi responsável pela denúncia da agressão.

Na semana passada, durante a Semana da Liberdade Criativa, eles distribuíram panfletos que reproduziam a comunidade no Orkut montada pelos integrantes da competição violenta. “Em seguida,  iniciamos um debate sobre o assunto”, conta a presidente do Neps, Kesia dos Anjos Rocha.

Mestranda da Unesp, ela diz que o objetivo da manifestação e do abaixo-assinado é mostrar que o torneio foi organizado por uma minoria e que a maioria dos alunos repudia a iniciativa. “O caso pode ser parecido com o da Uniban (em que uma aluna foi agredida por usar um minivestido), mas queremos garantir que a reação da comunidade acadêmica seja diferente”, afirma.

Segundo ela, após a distribuição dos panfletos, um dos organizadores da competição pediu o microfone e fez um pedido de desculpas. “Ele chamou de brincadeira infeliz. Nós achamos que é preciso refletir mais e, se for o caso, tomar as providências cabíveis.”

Até o meio-dia desta quinta-feira, a petição online tinha 450 assinaturas.

    Leia tudo sobre: Unespararaquaraassisabaixo-assinadorodeio das gordas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG