Alunos do Paraná passarão por avaliação estadual em 2012

Governo do Estado desenvolve método próprio para testar conhecimentos dos estudantes

Luciana Cristo, iG Paraná |

O Paraná começou a desenvolver uma metodologia própria para compor o seu Sistema Estadual de Avaliação, um teste que deve começar a avaliar as competências do aluno que entra e que sai do ensino fundamental e do ensino médio.

Ainda em fase preliminar de estudos para definir como efetivamente será feita a avaliação dos estudantes, já se sabe que a primeira prova será no início do ano letivo de 2012, inicialmente para as disciplinas de português e matemática. O teste deve ser aplicado a todos os alunos, e não por sistema de amostragem.

Mesmo com os exames feitos pelo próprio Ministério da Educação (MEC) , a Secretaria de Estado da Educação (Seed) do Paraná sente falta de uma avaliação própria, voltada aos alunos paranaenses. Por enquanto, o modelo do Paraná deve se diferenciar de outros sistemas estaduais de avaliação, como o de São Paulo , por não se basear no mérito para distribuir bonificação aos professores , por exemplo.

“Não vamos fazer ranking de escolas ou alunos, não pretendemos divulgar essa pontuação. O resultado vai nos ajudar internamente a perceber como é o processo de aprendizagem e dar mais subsídios ao professor. Identificar esses pontos é fundamental para planejarmos os próximos anos da educação no Estado”, explica a superintendente da Educação no Paraná, Meroujy Cazet.

Por trás do planejamento do Sistema Estadual de Avaliação, o Paraná tem uma ambição. O sistema está sendo considerado um forte instrumento para tentar transformar a educação do Estado na melhor do País. Tradicionalmente, o Paraná ocupa boa posição se comparado a outros Estados em avaliações como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) . No último, divulgado há um ano, por exemplo, o índice alcançado pelo Paraná foi de 4,2, enquanto a média nacional ficou em 3,6. No ensino médio, o índice alcançado foi de 3,9 e, embora supere médias e fique a frente de outros Estados, o índice ainda é baixo, tendo em vista que o ideal é de 6,0 (meta que foi estabelecida pelo governo federal para ser atingida por todos os Estados em 2021).

Para que se chegue à primeira prova da avaliação estadual, em 2012, o Paraná discute nos próximos meses como padronizar o teste nas diferentes regiões do Estado.

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