Altruísmo é tema de redação da Fuvest

Mais uma vez, vestibular para a Universidade de São Paulo coloca tema "filosófico" na redação

Marina Morena Costa e Guilherme Pichonelli, iG São Paulo | 09/01/2011 15:30 - Atualizada em 10/01/2011 14:59

Enquete

A Fuvest pediu uma redação sobre o altruísmo. O que você achou do tema?

Bom, é importante exigir dos candidatos reflexões profundas

53%
Porcentagem

Ruim, o conceito é muito vago e distante da realidade dos candidatos

18%
Porcentagem

Não sei o que é altruísmo

29%
Porcentagem

A redação da segunda fase da Fuvest, vestibular para a Universidade de São Paulo (USP), não surpreendeu e teve, mais uma vez, um tema filosófico. Desta vez, os candidatos deviam escrever a partir do enunciado: "O altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda têm lugar no mundo contemporâneo?"

De acordo com os candidatos, havia textos de apoio que questionavam o espaço do altruísmo na sociedade contemporânea. No ano passado, o tema havia sido "imagens".

Veja a correção online da prova

Mariana Martins, 19 anos, primeira a deixar o campus Memorial da Uninove, que concentrava o maior número de candidatos, disse que a prova estava mais fácil do que o esperado. “Se fosse só por hoje, eu acho que passaria, o problema são os próximos dias”, afirmou. Neste domingo, compareceram à prova de Português e Redação 35.144 candidatos dos 38.151 aprovados para a segunda fase. Com isso a Fuvest registrou uma abstenção de 7,88% no primeiro dia.

Daniel Gomes, 25 anos, que tenta uma vaga em Ciências Contábeis. gostou do tema. "É interessante porque nos leva a abordar as questões da nossa sociedade. Acredito que existe espaço sim para o altruísmo, pois sem ele a espécie humana não existiria". Ele conta também que as questões exigiam pouca gramática e foram cobradas as obras O cortiço, Capitães da Areia e A Cidade e a Serra.

Regina Torquato, de 18 anos, que quer cursar Pedagogia, achou o tema mais fácil do que o do ano passado e consistente. Ela defendeu que a sociedade "é muito egoísta".

Joana Perrone, 17 anos, também aprovou o assunto e disse que temas mais abstratos avaliam melhor a capacidade de relacionar conceitos. Samer Serhan, de 19 anos, acredita que não há espaço para o altruísmo na sociedade atual. "O egoísmo humano vai se tornando cada vez maior", aposta o estudante que tenta uma vaga em Física.

Alguns estudantes aproveitaram para relacionar o altruísmo a questões sobre sustentabilidade e ecologia. "A sustentabilidade é o altruísmo contemporâneo", avalia Pedro Henrique Burgos, que defendeu a tese em sua redação. A treineira Olívia Montero, de 16 anos, acredita que o altruísmo é "a única possibilidade de engajamento e construção do futuro".

Todos os estudantes entrevistados pela reportagem do iG gostaram do tema filosófico proposto para a redação. Tradicionalmente a Fuvest exige este tipo de reflaxão e, de acordo com os entrevistados, temas abstratos são mais fáceis de serem trabalhados.

Burle Marx é dado como exemplo

Os textos de apoio lembrava um gesto do paisagista Burle Marx que plantou no aterro do Flamengo palmeiras que só iriam florescer uma única vez em cerca de 50 anos. Em uma entrevista, ele explica que teve a oportunidade de ver a florada porque alguém a plantou e que faria o mesmo pelas gerações futuras.

As palmeiras do aterro da Flamengo floriram em 2009, 15 anos após a morte de Burle Marx.

Segunda fase continua

A segunda fase da Fuvest segue por mais dois dias. Na segunda-feira (10) os estudantes encaram uma prova com 20 questões dissertativas de disciplinas que constituem o núcleo comum do ensino médio (História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês) e questões Interdisciplinares. A prova vale 100 pontos e é obrigatória para todos os candidatos.

Na terça-feira (11), a prova é formada por 12 questões de duas ou três disciplinas, a depender da carreira escolhida. Se forem duas disciplinas, serão seis questões em cada uma delas. Se forem três disciplinas, serão quatro questões em cada uma delas. Esta prova, também vale 100 pontos e também é obrigatória.

O candidato que obtiver nota zero em qualquer uma das três provas estará excluído do vestibular da Fuvest.

    Notícias Relacionadas



    Ver de novo