Adiado lançamento do buraco negro terrestre

SÃO PAULO - Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN) anunciou nesta quinta-feira que vai adiar o lançamento do Large Hadron Collider (LHC), acelerado de partículas que promete redefinir a nossa relação com a matéria. A primeira tentativa de colocar o buraco negro terrestre em funcionamento, marcada para a próxima sexta, 08 de agosto, será feita no dia 10 de setembro.

Da redação |

De acordo com a CERN, os pesquisadores que desenvolvem o acelerador de partículas chegaram a conclusões satisfatórias sobre o projeto, mas mesmo assim decidiram adiar a tentativa.

Ligar este acelerador vai exigir muito trabalho. Para esta primera fase será necessário resfriar cada uma das 9 partes da máquina - que mede 15 metros de comprimento e pesa 25 toneladas - seguido pelo teste de energia de 1600 pólos magnéticos.

Depois dos testes, todos os ciruitos de cada uma das 9 partes da máquina gigantesca deverão ser ligados simultaneamente para que o LHC aja como uma única força.

No final de julho, os cientístas participantes (10 mil físicos e engenheiros) conseguiram deixar todos os setores do LHC operando numa temperatura de 1.9 graus acima* do zero absoluto (-271°C).

O próximo passo é sincronizar o funcionamento do LHC com o acelerador Super Proton Synchrotron (SPS), que forma o último elo do LHC à corrente injetora. O tempo de intervalo entre as duas máquinas nãopode passar de uma fração de nanosegundo. O primeiro teste de sincronização está marcado para acontecer em 9 de agosto e o segundo acontecerá na semana seguinte.

Os testes continuando a serem feitos até setembro para assegurar que a máquina esteja preparada para acelerar e colidir partículas em até 5 TeV por partícula, atingindo a maior potência prevista para 2008. Em 10 de setembro o LHC deve atingir a marca de 450 GeV (0.45 TeV).

O LHC é o acelerador de partículas mais poderoso do mundo e será capaz de produzir sete vezes mais energia que qualquer máquina já inventada. O poder do acelerador será ainda maior quando ele atingir sua força total - ação prevista para acontecer em 2010.

* correção feita a partir de observação do leitor Antonio

Leia mais sobre: LHC , buraco negro

    Leia tudo sobre: buraco negrocernlhc

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG