marco histórico aprovação de acordo ortográfico por Portugal - Educação - iG" /

ABL considera marco histórico aprovação de acordo ortográfico por Portugal

RIO DE JANEIRO - O presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Cícero Sandroni, considerou um ¿marco histórico¿ a aprovação hoje (16) do acordo que unifica a forma como o português é escrito nos países que falam a língua. Em nota oficial, Sandroni informou que a ABL começou a trabalhar na elaboração do acordo no início dos anos 1970.

Agência Brasil |

A nota da ABL também traz a opinião do acadêmico Evanildo Bechara. Para ele, a reformulação demonstra o alto grau de maturidade política alcançado pelos países da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP).

Trata-se de uma importante demonstração de efetiva e inteligente tomada de posição dos órgãos governamentais, coadjuvados [auxiliados] pelas agências culturais de que dispõem as sociedades de nossos países, afirmou Bechara no comunicado.

Outro acadêmico que se expressou por meio da nota oficial foi o ex-presidente da ABL Marcos Vilaça, que também considerou madura a posição portuguesa. Portugal acaba de dar prova de grande maturidade e modernidade. A simplificação e unificação ortográfica trarão inúmeros benefícios para a comunidade lusófona. A simplificação do emprego do idioma vai possibilitar o incremento das relações culturais entre nós, disse.

Leia mais sobre: acordo ortográfico

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG