“A gente estava ocupando o espaço que é nosso”, diz aluno agredido

Estudante da USP Leste agredido por policial diz que vai registrar boletim de ocorrência

Cinthia Rodrigues, iG São Paulo |

Integrante de um movimento que defende que a antiga sede do DCE da Universidade de São Paulo (USP) no câmpus Butantã, em São Paulo, seja devolvida aos estudantes, Nicolas Menezes, 31 anos, foi agredido na manhã desta segunda-feira por um policial . Ele estava no local quando policiais chegaram para retirar objetos e pessoas que estavam no prédio, sem uso desde 2006.

Amana Salles/Fotoarena
Nícolas Menezes mostrou carteira de estudante ao policial que o agrediu
Aluno de Licenciatura e Ciências da Natureza da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, a USP Leste, ele defende que o espaço volte a ser para a convivência de alunos, enquanto a reitoria diz que deve ser desocupado para uma reforma. Nicolas também participou da ocupação da reitoria da universidade no ano passado e foi detido quando a PM realizou uma ação para retirada dos alunos.

Ao iG , o aluno conta que tentou explicar ao policial que estava cuidando do espaço de convivência, pouco antes de ser agredido. Leia as declarações abaixo:

iG: Como foi o diálogo que levou à agressão?
Nicolas Menezes: Tentei explicar para eles que a gente estava ocupando o espaço que é nosso. Falei que estava cuidando. Ele veio para cima de mim daquela forma que vocês vêem nas imagens, que falam por si só, e eu disse para não encostar. O resto dá para ouvir no vídeo.

iG: Qual o seu envolvimento com a USP e o movimento grevista?
Nicolas: Sou estudante da EACH (Escola de Artes, Ciências e Humanidades, a USP Leste), moro na zona leste, estou aqui para reforçar um movimento que tenta garantir um espaço que é dos estudantes.

iG: Quais vão ser as providências?
Nicolas: Eu estou esperando um advogado. Até agora a gente ainda não sabe quem fará a defesa e como conduzir quando ele chegar. Quando ele chegar, vai comigo fazer o boletim de ocorrência na delegacia.

Veja as imagens da agressão:

Parte 1

Parte 2

    Leia tudo sobre: uspagressãopm

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG