70% do semiárido da Paraíba enfrenta processo de desertificação

A desertificação avança sobre nove Estados do Nordeste, em Minas Gerais e no Espírito Santo. Numa projeção do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU) o semiárido brasileiro poderá transformar-se em semideserto até 2025, caso não haja um combate efetivo ao processo de desertificação.

Apolo11 |

Na Paraíba cerca de 70% do semiárido já está enfrentando esse problema. O processo de desertificação no Estado é moderado a severo em terras do Cariri, Seridó e do Sertão. A previsão é que no futuro 36 milhões de pessoas sejam afetadas pelo problema.

Um seminário realizado no Instituto Nacional do Semi-árido (INSA) na Paraíba discutiu o assunto e as projeções para o futuro.

As consequências para o País seriam enormes, com o aumento da pobreza, migração, a diminuição da produção, e outros fatores, caso essas regiões se transformem em áridas, sendo na verdade um semi-deserto, alertou José Roberto de Lima, representante do Ministério do Meio Ambiente.

O uso intenso da terra e o desmatamento estão intensificando o processo de desertificação em áreas do semiárido da Paraíba. O processo se agrava visto que nem mesmo a vegetação nativa está conseguindo se desenvolver, revelou Marx Prestes professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Leia mais sobre: Desertificação

    Leia tudo sobre: desertificaçãosemiárido

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG