24% de estudantes não usaram camisinha na última relação sexual, aponta pesquisa

A Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar (Pense), divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que 30,5% dos estudantes entrevistados - 43,7% homens e 18,7% mulheres - já tiveram relação sexual. O levantamento leva em conta 618,5 mil adolescentes que frequentam o 9º ano do ensino fundamental nas capitais e no Distrito Federal, a maioria com idade entre 13 e 15 anos.

iG São Paulo |

No entanto, 24,1% não usaram preservativo na última relação sexual. A menor freqüência de uso foi observada em São Luís (68,3%) e a maior, em Rio Branco (82,1%).

O índice de sexo sem camisinha é muito elevado. Deveria ser 0%. Existe uma grande campanha para evitar aids e doenças sexualmente transmissíveis. Isso demonstra negligência, afirma Marco Antonio Ornelas, supervisor estadual das Pesquisas Sociais do IBGE/SP.

A Pense indica que 87,5% dos alunos da rede pública e 89,4% da rede privada haviam recebido informações sobre aids ou outras doenças sexualmente transmissíveis. A orientação para prevenção da gravidez havia atingido 82,1% dos estudantes das escolas privadas e 81,1% das escolas públicas.

Ainda de acordo com o estudo, 71,4% e 65,4% dos estudantes receberam informações sobre a aquisição gratuita de preservativos, respectivamente, nas escolas públicas e privadas.

    Leia tudo sobre: comportamentopensepesquisapesquisa escolarsexo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG