Segundo a Unesco, pouco ou nenhum progresso foi conseguido na última década.
Sumaia Vilela / Agência Brasil
Segundo a Unesco, pouco ou nenhum progresso foi conseguido na última década.

Perto de 258 milhões de crianças, adolescentes e jovens estavam fora da escola em 2018. O número representa cerca de um sexto da população global de crianças em idade escolar. Os novos dados foram publicados pelo Instituto de Estatística da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Unesco. Segundo a agência, pouco ou nenhum progresso foi conseguido em mais de uma década.

Leia também: Proposta de Bolsonaro para militarizar ensino cria sensação de autoritarismo

A Unesco diz que “ainda mais preocupante” é o fato de que, a menos que medidas urgentes sejam tomadas, cerca de 12 milhões de crianças em idade escolar nunca irão frequentar uma escola .

A agência diz que, com estes números, será difícil garantir uma educação de qualidade inclusiva para todos, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, estabelecidos pela comunidade internacional para 2030.

Segundo as projeções, em 2030, uma em cada seis crianças ainda estará fora da escola primária e secundária. Apenas seis em cada dez jovens irá concluir a Educação secundária.

Leia também: Portal do MEC tira dúvidas sobre carteira de estudante digital

Os dados também destacam a lacuna entre os países mais ricos e os mais pobres do mundo. Cerca de 19 por cento das crianças em idade primária, entre seis e 11 anos de idade, não frequentam a escola em países de baixa renda. Nos países de alta renda, esse número cai para apenas dois por cento.

A diferença é ainda maior entre crianças mais velhas e jovens. Cerca de 61 por cento de todos os jovens entre 15 e 17 anos estão fora da escola em países de baixa renda, comparado com oito por cento em países de alta renda.

Leia também: MEC quer enviar ao Congresso texto do programa Future-se em outubro

A diretora-geral da Unesco , Audrey Azoulay, disse que “as meninas continuam enfrentando as maiores barreiras.” Cerca de nove milhões de meninas em idade escolar nunca vão frequentar a escola, em comparação com cerca de três milhões de meninos. Desse total, quatro milhões de meninas vivem na África subsaariana. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!