O vestibular 2019 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) está com as inscrições abertas nesta quarta-feira
Divulgação
O vestibular 2019 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) está com as inscrições abertas nesta quarta-feira

Atenção estudantes: que tal conquistar uma vaga em algum curso de graduação de uma das melhores faculdades da América Latina? A oportunidade foi lançada! Afinal, a Universidade de Campinas (Unicamp) abriu, nesta quarta-feira (1º), as inscrições para o vestibular 2019.

Leia também: Unicamp surpreende ao incluir álbum dos Racionais na lista do seu vestibular

De acordo com a Comissão Permanente para o Vestibular da Unicamp (Comvest), que administra o processo seletivo, os candidatos que quiserem se inscrever no vestibular 2019 têm até o dia 31 de agosto para se manifestarem.

As inscrições para a Unicamp são feitas exclusivamente por meio do site oficial da Comvest. Neste ano, a taxa de inscrição é de R$ 170 e a primeira fase do vestibular será no dia 18 de novembro de 2018. Ao todo, 7.673 candidatos já estão isentos do pagamento da taxa.

Segundo o calendário da Comvest, a segunda fase do vestibular da Unicamp deve ocorrer nos dias 13, 14, e 15 de janeiro de 2019. Nessas fases, os estudantes vão disputar por 80% das 3.340 por vagas disponíveis na universidade. Neste ano, 20% das vagas serão preenchida pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Leia também: Pela primeira vez, Unicamp aprova sistema de cotas e uso da nota do Enem

Outra novidade deste ano é com relação à aplicação do exame. Isso porque, diferente do que era feito até a edição do vestibular do ano passado, o vestibular da Unicamp de 2019 terá provas em Salvador, na Bahia, e em Curitiba, no Paraná.

Além dessas cidades e do estado de São Paulo, ocorrerão provas ainda em Belo Horizonte (MG), em Brasília (DF) e em Fortaleza (CE). O esperado é que, com mais cidades, mais brasileiros tenham a chance de concorrer às vagas desta que é uma das faculdades mais renomadas do País.

A oportunidade é concorrida até porque, em julho deste ano, a Unicamp ficou na primeira colocação no ranking de melhores universidades da América Latina, divulgado pela revista britânica Times Higher Education (THE). A instituição ocupa o topo da lista pela segunda vez consecutiva.

Leia também: Fuvest vai adotar reconhecimento facial para o Vestibular 2019 da USP

Em 2016, primeiro ano que a publicação divulgou os dados, a unidade havia ficado na segunda posição, atrás da Universidade de São Paulo (USP). O vestibular 2019 da Fuvest – que seleciona alunos para a USP – abrirá as inscrições no dia 13 de agosto deste ano. O período de inscrições da Fuvest deve se encerrar no dia 14 de setembro. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!