ProUni referente ao segundo semestre deste ano vai oferecer um total de 174.289 vagas
USP Imagens
ProUni referente ao segundo semestre deste ano vai oferecer um total de 174.289 vagas

O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferecerá 174 mil vagas para estudantes que desejam concorrer a bolsas de estudo no ensino superior no segundo semestre deste ano. As inscrições irão abrir no dia 26 de junho e se encerrarão no dia 29 do mesmo mês.

Leia também: Global Teacher Prize dá US$ 1 milhão para melhor professor do ano

Segundo informações do Ministério da Educação (MEC), o ProUni referente ao segundo semestre deste ano vai oferecer um total de 174.289 vagas, sendo 105.405 bolsas parciais e 68.884 integrais. As bolsas de estudo contemplam 1,4 mil instituições de ensino superior privadas em todo o País.

A inscrição deve ser feita na página oficial do programa. Vale destacar que, para se inscrever, o aluno deverá ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, e tirado ao menos 450 pontos – e não pode ter tirado nota zero na redação. 

Também são requisitos para a participação no programa: ser aluno brasileiro sem curso superior e que tenha cursado o ensino médio completo na rede pública ou como bolsista integral na rede provada. Para aqueles estudantes que estudaram parte do ensino médio em escola particular e outra parte em escola pública, o programa também dispõe bolsas. Pessoas com deficiência física e professores da rede pública também podem solicitar bolsas no programa, segundo as regras. 

Candidatos podem acessar o edital do programa, publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (18), para mais informações. 

As bolsas integrais serão disponibilizadas apenas aos candidatos que tiverem renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Já as parciais – de 50% - serão destinadas aos alunos cuja renda da família é de até três salários mínimos. No caso desses estudantes, caso seja necessário complementar a bolsa parcial, é possível pedir o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis na página do ProUni na internet, a partir do dia 2 de julho para a primeira chamada, e 16 de julho para a segunda.

O que é o ProUni

O Programa Universidade para Todos tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica do ensino superior privado. Foi criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005, o programa também oferece a isenção de tributos às instituições de ensino participantes. 

Leia também: MEC divulga o resultado do Sisu do segundo semestre

Somado ao Fies, ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), à Universidade Aberta do Brasil (UAB) e à expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica, amplia significativamente o número de vagas na educação superior, contribuindo para um maior acesso dos jovens à educação superior. O Prouni atendeu, desde sua criação até o processo seletivo do segundo semestre de 2016, mais de 1,9 milhão de estudantes, sendo 70% com bolsas integrais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!