Serão ofertadas 174.289 vagas pelo ProUni, sendo 68.884 integrais e 105.405 parciais
Marcos Santos/USP Imagens
Serão ofertadas 174.289 vagas pelo ProUni, sendo 68.884 integrais e 105.405 parciais

O Programa Universidade para Todos (ProUni) para o segundo semestre de 2018 terá as inscrições abertas a partir do dia 26 de junho e vão até o dia 29 deste mês. Os estudantes interessados poderão consultar as bolsas oferecidas e se inscrever na página do programa na internet.

Leia também: MEC divulga nesta segunda-feira o resultado do Sisu do segundo semestre

Segundo o Ministério da Educação (MEC), serão ofertadas 174.289 vagas pelo ProUni , sendo 68.884 integrais e 105.405 parciais, em 1.460 instituições de ensino superior. O programa do governo federal é voltado para alunos que estudaram na rede pública ou foram bolsistas integrais de escolas particulares.

Também estão incluídas as pessoas com deficiência e professores da educação básica em escolas públicas que compõem o quadro de pessoal permanente da instituição. Só poderão participar do processo seletivo os candidatos brasileiros que não tenham diploma de curso superior e que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017.

O estudante pode concorrer a uma bolsa integral se sua renda familiar bruta mensal não exceder a 1,5 salário mínimo por pessoa. No caso da bolsa parcial, a renda familiar por pessoa não pode ser maior que três salários mínimos. O programa possui ainda ações conjuntas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que permite ao bolsista parcial financiar a parte da mensalidade não coberta pelo desconto.

Leia também: Aluno pode renegociar dívida com instituição para não perder renovação do Fies

Cronograma

O processo seletivo será constituído de duas chamadas sucessivas. A primeira chamada será feita em 2 de julho e a segunda está prevista para 16 de julho. O candidato selecionado deverá comparecer à respectiva instituição de educação superior para a comprovação das informações prestadas e a eventual participação em processo seletivo próprio, quando for o caso, no período de 2 a 10 de julho, na primeira chamada; e de 16 a 23 de julho, na segunda chamada.

Leia também: Fuvest vai adotar reconhecimento facial para o Vestibular 2019 da USP

Para participar da lista de espera do ProUni , o estudante deverá manifestar seu interesse na página do programa, entre 30 e 31 de julho. A lista estará disponível no sistema, para consulta pelas instituições de educação superior, no dia 2 de agosto. Neste caso, o candidato deverá comparecer à instituição e entregar a documentação no período de 7 a 14 de agosto.

* Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!