Estudantes inscritos na lista de espera do Prouni deverão comparecer à instituição de ensino entre os dias 21 e 22
Marcos Santos/USP Imagens
Estudantes inscritos na lista de espera do Prouni deverão comparecer à instituição de ensino entre os dias 21 e 22

Foi aberto nesta sexta-feira (16) o prazo para inscrições na lista de espera da primeira edição do Programa Universidade para Todos (ProUni) de 2018. Os candidatos que não foram pré-selecionados na primeira chamada têm só até a segunda-feira (19) para manifestar o interesse em concorrer a uma das vagas remanescentes do programa no site oficial do processo seletivo, neste link .

As inscrições na lista de espera do Prouni vão municiar as instituições de ensino superior para preencher as vagas não ocupadas. A relação de candidaturas ficará disponível a partir de terça-feira (20) e os participantes da lista de espera deverão comparecer às respectivas instituições escolhidas entre os dias 21 e 22 de março para apresentar a documentação necessária à comprovação das informações prestadas durante o ato de inscrição.

Esta primeira edição do programa no ano oferece um total de 243 mil bolsas de estudo, das quais 113 mil são integrais e 129 mil, parciais. As integrais foram criadas para estudantes com renda per capita de até 1,5 salários mínimos, enquanto as bolsas parciais se destinam àqueles com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Leia também: Alunas da Unesp-Bauru protestam contra assédio de professores durante formatura

O programa

Lançado pelo governo federal em 2004, o Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em cursos de graduação de instituições privadas de educação superior.

O programa é destinado aos estudantes brasileiros que ainda não possuem diploma de curso superior e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior e obtido nota superior a 450 pontos, além de redação pontuada acima de zero.

Outra exigência do Ministério da Educação para oferecer a bolsa de estudo é que o aluno tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em uma instituição da rede particular na condição de bolsista integral do próprio colégio.

Também estão aptos a participar do Prouni alunos com necessidades especiais e professores efetivos da educação básica da rede pública de ensino (nesse caso, não é necessário comprovar renda).

Leia também: Universidades públicas do Rio vão submeter candidatos cotistas a comissões

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!