Segure sua vaga! Começam as matrículas para aprovados na 1ª chamada do Sisu

Divulgação da lista de aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada foi feita nesta segunda pela página do programa; atente-se às datas

Aprovados na 1ª chamada do Sisu 2018 devem procurar as instituições de ensino para se matricular e garantir vaga
Foto: Reprodução/Sisu
Aprovados na 1ª chamada do Sisu 2018 devem procurar as instituições de ensino para se matricular e garantir vaga

Passado o sentimento de surpresa por ter conquistado uma vaga no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2018), os candidatos aprovados devem procurar, a partir desta terça-feira (30), as instituições escolhidas para a efetivação da matrícula. Afinal, ninguém quer perder a vaga alcançada, não é?

O período de matrícula vai até o dia 7 de fevereiro. Para quem não conferiu, a  divulgação da lista de aprovados na primeira chamada do  Sisu 2018 foi feita na página do programa pela internet, nessa segunda-feira (29). Ao todo, são oferecidas 239.716 vagas distribuídas em 130 instituições em todo o País.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC), utilizado por instituições públicas de educação superior na oferta de vagas a estudantes, com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As instituições de ensino que têm convênio com o sistema de seleção são universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais.

Leia também: Após quitação de salários, Uerj retoma aulas do primeiro semestre do ano passado

Puderam se inscrever no  Sisu os estudantes que fizeram as provas do Enem no ano passado e obtiveram nota acima de zero na redação. No processo, foi necessário informar o número de inscrição do Enem 2017 e a senha mais atual cadastrada no site.

Não passou na primeira chamada? ProUni ou lista de espera do Sisu são opções

Ainda na tarde dessa segunda, o MEC abriu a consulta para as vagas do Programa Universidade para Todos ( ProUni ). Neste ano, serão oferecidas 242.987 bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em 2.976 instituições privadas de educação superior. As inscrições começam em 6 de fevereiro. Para os candidatos que não passaram na primeira chamada do Sisu , o uma bolsa do ProUni pode ser uma opção.

Além disso, também é possível almejar ainda uma das vagas disponibilizadas pelo Sisu 2018, manifestando interesse na lista de espera do sistema. As incrições para a lista estão abertas desde ontem e vão até o dia 7 de fevereiro. Os alunos que estiverem na lista de espera serão convocados diretamente pelas instituições de ensino a partir do dia 9 de fevereiro. 

Leia também: Investigado pela Polícia Federal, estudante confessa ter usado celular no Enem

* Com informações da Agência Brasil.