Pelo ProUni, os estudantes podem concorrer a bolsas de estudo parciais e integrais em instituições particulares
Elza Fiuza/Arquivo Agência Brasil
Pelo ProUni, os estudantes podem concorrer a bolsas de estudo parciais e integrais em instituições particulares

Aos ansiosos de plantão que almejam uma bolsa em uma universidade, o Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira o edital e o calendário do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os estudantes interessados em participar da seleção para as bolsas oferecidas no primeiro semestre de 2018 terão do dia 6 às 23h e 59 minutos do dia 9 de fevereiro para se inscreverem. A candidatura deverá ser feita pela internet.

Para concorrer a uma bolsa do ProUni , o estudante precisa ser brasileiro não portador de diploma de curso superior, ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e não ter zerado a prova. É necessário, ainda, que o candidato atenda a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral; possuir alguma deficiência; ser professor da rede pública.

O programa do Ministério da Educação oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e cursos sequenciais de formação específica.

Na segunda edição de 2017 foram ofertadas 147.492 bolsas, sendo 67.603 delas integrais e 79.889 parciais, todas distribuídas em 1.076 instituições de ensino superior privadas pelo Brasil.

As bolsas integrais se destinam aos candidatos cuja renda familiar bruta mensal per capita não exceda R$ 1,5 salário mínimo. Já as parciais são voltadas aos estudantes com renda familiar bruta mensal per capita inferior a três salários mínimos. O estudante poderá optar por até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno e tipo de bolsa pretendida.

Leia também: Regras sobre o Sisu já estão disponíveis para os candidatos que fizeram Enem

O estudante interessado em uma bolsa deve ficar atento. O processo seletivo é composto de duas chamadas sucessivas e a previsão é de que o resultado com a lista dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada seja divulgado no dia 14 de fevereiro. A segunda chamada está prevista para ser divulgada no dia 2 de março. Já para participar da lista de espera, o candidato que não foi pré-selecionado deverá manifestar seu interesse por meio da página do programa na internet entre os dias 16 e 19 de março.

Noto do Enem

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) 2017 foi antecipada em um dia pelo Ministério da Educação. Com isso, as notas das provas já poderão ser consultadas pelos candidatos a partir da próxima quinta-feira, dia 18 de janeiro.

Para consultar o resultado do Enem, os estudantes deverão acessar a Página do Participante, na internet. A decisão de antecipar as notas foi divulgada na sexta-feira (12) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

É necessário que os estudantes informem o CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição no exame. Quem não se lembra da senha pode recuperá-la na Página do Participante.

Leia também: Novas regras para o Fies são sancionadas por Michel Temer; confira as mudanças

Para aqueles que se esqueceram da senha, o Inep sugere que a recuperação seja feita com antecedência. A Página do Participante tem orientações completas para recuperação de senha.

Tê-la em mãos é importante, inclusive, porque é com ela que o estudante terá acesso ao ProUni e ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que ficará aberto de 29 de janeiro a 1º de fevereiro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!