Tamanho do texto

Provas para obtenção de certificado para o ensino fundamental ou médio foram aplicadas no dia 19; cálculo da nota usa mesmo método do Enem

Cálculo das proficiências nas provas objetivas do Encceja tem como base a Teoria de Resposta ao Item (TRI)
shutterstock
Cálculo das proficiências nas provas objetivas do Encceja tem como base a Teoria de Resposta ao Item (TRI)

O gabarito oficial do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) deste ano será divulgado até a próxima sexta-feira (1º) no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado individual será disponibilizado na Página do Participante, mas ainda não há data prevista. 

As provas do Encceja foram aplicadas no último dia 19 . Destinado a conferir o certificado de conclusão dos ensinos fundamental e médio, o  exame é direcionado aos alunos que não concluíram os estudos na idade adequada.

Composição da nota

Assim como no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o cálculo das proficiências nas provas objetivas do exame tem como base a Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. O desempenho na prova objetiva será quantificado em cada prova numa escala de proficiência com média 100 e desvio padrão de 20 pontos.

O participante será considerado habilitado se atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame. O nível 100 dessa escala significa que o participante desenvolveu as habilidades mínimas necessárias para obter a certificação.

Leia também: Fuvest tem menor índice de abstenção desde 2011; confira o gabarito oficial

No caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física no ensino fundamental e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no ensino médio , para obter a certificação ou declaração de proficiência você deverá obter proficiência também na Redação. Será considerado habilitado na Redação quem tiver nota igual ou superior a 5 pontos, em uma escala entre 0 e 10 pontos.

Todos que conseguirem a certificação terão isenção da taxa de inscrição do Enem  2018, novidade anunciada recentemente.

Abstenção

Na última terça-feira (21), o Inep informou que, dos 1.575.561 inscritos no exame deste ano, 481.887 (40,3%) compareceram às provas no período matutino, e 534.447 (43,1%) no período vespertino.

Leia também: Inep disponibiliza videoprovas do Enem no YouTube para surdos

De acordo com o Inep, a abstenção, superior a 50%, é similar às edições de 2010, 2013 e 2014, quando o exame certificou apenas o ensino fundamental. Segundo o instituto, essa alta taxa pode estar relacionada ao fato de o Encceja ser tradicionalmente um exame gratuito. Conforme o balanço do instituto, apenas 21 pessoas foram eliminadas, por descumprimento das regras do edital. Foram registradas somente sete ocorrências e nenhuma delas inviabilizou a aplicação das provas.

* Com informações da Agência Brasil