Estudantes se concentram em frente à Uninove da Barra Funda, maior local de provas de São Paulo, no primeiro dia do Enem
Elaine Patrícia Cruz/Agência Brasil - 5.11.17
Estudantes se concentram em frente à Uninove da Barra Funda, maior local de provas de São Paulo, no primeiro dia do Enem

Participantes do Enem reclamaram das torcidas formadas de curiosos que comemoram contra eles, montadas nas portas dos locais da prova deste domingo (5).

Rebeca Carrone, de 20 anos, chegou ao prédio da Uninove, na Zona Oeste da capital, antes do meio-dia, mas tinha perdido do documento de identidade. Apenas com o cartão de provas e o protocolo do boletim de ocorrência, foi proibida de entrar no Enem .

Quando a mãe foi ao local, com a carteira de trabalho da jovem, já passava das 13h e ela ficou do lado de fora. Cercada de pessoas fazendo piada, ela caiu no choro. Ao jornal O Globo, ela afirmou: “Não estou chorando porque perdi o Enem, mas porque não queria ver minha mãe passando por isso. Eles fazem isso como se não tivessem família. Não é com eles”

Em vídeos na internet, também é possível ver a torcida negativa. Em um vídeo, feito em São Paulo, as pessoas comemoram alto quando os portões fecham e candidatos são barrados.


#showdosatrasados

Como é comum em todas as edições do Enem, vídeos e fotos de barrados nos portões começaram a circular logo que a prova começou.  A onda de memes já domina a internet e neste ano o próprio Twitter criou a hashtag showdosatrasados .


Alguns usuários, inclusive, já brincaram com as próprias críticas feitas às piadas e a 'insesibilidade'. 


As provas deste domingo  são de redação, linguagens – que envolve questões de língua portuguesa e língua estrangeira – e ciências humanas – geografia história, filosofia, sociologia e conhecimentos gerais. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ( Inep ) mais de 6,7 milhões de pessoas devem estar fazendo o exame.

A prova começou às 13h30, no horário de Brasília, mas os portões dos locais onde o Enem é aplicado ficaram abertos das 12h às 13h, conforme o horário oficial. Os candidatos têm cinco horas e 30 minutos para resolverem todas as 90 questões, além de elaborarem a redação. Essa última foi tema de discussões nos últimos dias por conta de uma regra do edital da prova que foi cancelada . Ela previa que quem desrespeitasse os direitos humanos em algum argumento da dissertação teria a redação anulada.

No próximo domingo (12), acontecem as provas do Enem de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática. e suas Tecnologias

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!