Inep recomenda que candidatos simulem o trajeto onde farão o Enem antes da prova para evitar problemas no dia do exame
Creative Commons/Wikipedia
Inep recomenda que candidatos simulem o trajeto onde farão o Enem antes da prova para evitar problemas no dia do exame

Disponível desde a última sexta-feira (20), o cartão de confirmação da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já foi acessado por mais de três milhões de candidatos. O cartão contém informações sobre o número de inscrição; a data, hora e local das provas; a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos e/ou especializados, caso tenham sido solicitados. 

O número representa cerca de 45% do total de 6,73 milhões inscrições confirmadas no Enem . De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Paraíba é o estado com o maior percentual de estudantes que consultaram o local de prova: 57%. No Ceará, 55% dos participantes já consultaram o cartão e, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte, 53%. Já o Amazonas é o estado que tem o menor número de acessos: 30%

Para acessar o cartão o estudante deve acessar a Página do Participante ou o aplicativo do exame para celular. Para conseguir checar as informações, o participante precisa estar munido do número do CPF e a senha cadastrada – que foi solicitada no momento da inscrição. Antes do dia da prova, o Inep recomenda que, após conhecer o lugar onde fará a prova, os candidatos façam o trajeto e verifiquem a distância, o tempo gasto e a melhor forma de chegar, para evitar atrasos no dia da aplicação.

Leia também: "Matemática está em tudo": disciplina é foco de semana de eventos em todo o País

Apesar de não ser obrigatório, o Inep também sugere que os candidatos levem o cartão de confirmação no dia da prova para facilitar o acesso às informações referentes à inscrição.

Declaração de comparecimento

Segundo Inep, antes de acessar as informações do cartão, os participantes devem ler um aviso sobre a declaração de comparecimento. A partir desta edição, o participante que precisar comprovar sua presença na prova, deverá imprimir e levar a declaração personalizada, também disponível na Página do Participante .

O participante deverá apenas colher a assinatura do coordenador de local de prova. Haverá uma declaração para cada domingo de aplicação. A referente a 5 de novembro já está liberada para download. Já a declaração de 12 de novembro será liberada a partir do próximo dia 6. O cartão de confirmação só será visualizado após o participante confirmar ter lido o aviso e estar ciente de que é o responsável por levar essa declaração, caso necessite.

Leia também: Redes sociais podem ser aliadas de estudantes na preparação para as provas

Neste ano, o Enem será realizado em dois domingos: em 5 de novembro, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos, redação e ciências humanas e, no dia 12 de novembro, as de ciências da natureza e matemática. O exame será aplicado em 1.724 municípios, para 6.731.203 inscritos.

* Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!