Inscrições para o Pronatec Oferta Voluntária devem ser feitas apenas pela internet até o dia 18 de agosto
Reprodução
Inscrições para o Pronatec Oferta Voluntária devem ser feitas apenas pela internet até o dia 18 de agosto

O MEC (Ministério da Educação) informa que as inscrições para os cursos de formação inicial e continuada e cursos técnicos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) Oferta Voluntária terminam nesta sexta-feira (18). De acordo com a pasta, são cerca de 500 mil vagas gratuitas para aulas presenciais e a distância.

Leia também: Em crise, universidades federais dizem só ter condição de funcionar até setembro

Do total de vagas oferecidas no âmbito do Pronatec Oferta Voluntária, 570 vagas são para cursos de qualificação profissional, sendo 190 presenciais. Há 1.412 vagas para cursos técnicos, todas presenciais. Os interessados devem se candidatar pelo Sistec (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica). As aulas terão início a partir do dia 28 de agosto.

Criado pelo Ministério da Educação o programa visa ampliar a oferta gratuita de formação profissional. “O objetivo principal é deixar os cidadãos habilitados a participar das vagas de emprego”, explica o diretor de articulação e expansão das redes de educação profissional e tecnológica do MEC, Geraldo Andrade de Oliveira.

Leia também: Aulões gratuitos ajudam estudantes que estão se preparando para o Enem

Segundo o diretor, há muitos empregos disponíveis no mercado que não são preenchidos pela falta de qualificação dos candidatos. “Mesmo quem já está empregado vai conseguir desenvolver melhor o seu papel estando qualificado. Além disso, quem está desempregado ou está querendo entrar no mercado de trabalho também vai conseguir essa oportunidade.”

Inscrições pela internet

Podem se candidatar todos os cidadãos brasileiros com mais de 15 anos de idade. Os cursos, com duração mínima de 160 horas, são oferecidos por instituições privadas de educação profissional e tecnológica, de forma voluntária, e englobam as mais diversas áreas.

“Temos cursos nas áreas mais administrativas, nas mais operacionais, como para inspetor de qualidade, almoxarife de obras, representante comercial, higienista de serviço de saúde”, exemplifica Geraldo. Cada modalidade segue critérios específicos.

Leia também: Estudantes da USP criam aplicativo para auxiliar em estudos pré-vestibular

As inscrições para o Pronatec Oferta Voluntária são online e devem ser realizadas por meio do Sistec. Na página eletrônica do MEC , o candidato deve escolher o tipo de curso que pretende e informar sua escolaridade. Em seguida, fará a escolha entre as opções apresentadas disponíveis para a cidade escolhida. Após esse processo, o estudante tem de fornecer informações pessoais, como CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e telefone para contato.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!