Inscrições para a edição de 2017 do Encceja devem ser feitas exclusivamente pela página do Inep na internet
Reprodução
Inscrições para a edição de 2017 do Encceja devem ser feitas exclusivamente pela página do Inep na internet

Serão encerradas nesta sexta-feira (18) as inscrições para o Encceja 2017 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Os estudantes residentes no Brasil interessados em obter a certificação do ensino fundamental ou ensino médio devem se candidatar pelo portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). As provas ocorrem em 22 de outubro.

Leia mais: Inscrições para o Pronatec Oferta Voluntária terminam nesta sexta-feira (18)

Para participar do Encceja , os alunos têm de ter pelo menos 15 anos de idade na data de realização da prova – isso no caso de quem busca a obtenção do certificado do ensino fundamental. Para os que pretendem pegar a certificação do ensino médio, é preciso ter 18 anos.

O candidato deve indicar as provas com as quais deseja obter certificação , no ensino fundamental ou médio. Quem já tiver declaração parcial de proficiência não precisa repetir a prova da área. Também deve ser informada em qual secretaria estadual de educação ou instituto federal de educação, ciência e tecnologia o participante deseja solicitar o certificado ou a declaração parcial de proficiência. Por fim, o estudante deve escolher a cidade onde realizará as provas.

As provas seguem requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, e são estruturadas a partir da matriz de competências e habilidades. São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação. Os testes serão aplicados nos turnos matutino, entre as 8h e as 12h, e vespertino, entre as 14h30 e as 19h30. Em ambos os casos, será seguido o horário oficial de Brasília.

Leia também: Aulões gratuitos ajudam estudantes que estão se preparando para o Enem

Para o ensino fundamental, as provas objetivas avaliam as áreas de ciências naturais, história e geografia, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, matemática, educação física e redação. Já para o ensino médio, as áreas avaliadas são ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, linguagens e códigos e suas tecnologias e redação.

Unidades prisionais

As unidades interessadas em aplicar a prova para adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade no Brasil deverão ser indicadas pelos órgãos de administração prisional e socioeducativa e firmar termo de adesão, responsabilidade e compromissos com o Inep entre 22 de agosto e 1º de setembro.

Leia também: Em crise, universidades federais dizem só ter condição de funcionar até setembro

As inscrições dos participantes no Encceja deverão ser feitas pelos responsáveis pedagógicos indicados em cada unidade prisional e socioeducativa, entre 28 de agosto e 8 de setembro. É necessário ter, no mínimo, 15 anos de idade para quem busca a certificação do ensino fundamental e 18 anos para a do ensino médio. As provas serão realizadas em 24 e 25 de outubro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!