No cursinho gratuito, as aulas vão abordar temas que costumam cair no Enem e tirar as últimas dúvidas sobre a prova
Tânia Rêgo/Agência Brasil - 10.4.17
No cursinho gratuito, as aulas vão abordar temas que costumam cair no Enem e tirar as últimas dúvidas sobre a prova

Com poucos meses para acontecer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que neste ano será realizado nos dias 5 e 12 de novembro, ainda há algumas alternativas gratuitas para ajudar os candidatos que estão em busca de recursos para terem um bom desempenho na prova.  

Leia também: Veja dicas de como se preparar para a prova do Enem de matemática

O Cursinho Pró-Enem, oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), está com inscrições abertas até o dia 3 de julho para os estudantes que já concluíram o ensino médio e farão o Enem , ou aqueles que estão prestes a terminar o terceiro ano ainda este ano e possuem interesse em participar das aulas ministradas pelos alunos da universidade.

Com previsão de início para agosto, o cursinho tem vagas limitadas, com apenas 50 lugares e uma única turma que receberá o conteúdo no período noturno, das 19h às 22h, no Campus de Campo Grande, na Cidade Universitária.

Para se inscrever, é preciso preencher um formulário, disponível na internet, e fornecer dados socioeconômicos, escolares e outras informações pessoais. As inscrições são gratuitas.

Governador Valadares

Em Minas Gerais também há oportunidade para quem quer reforçar os estudos preparatórios para a prova. Os estudantes das redes pública e privada poderão participar de um aulão que irá abordar os temas mais importantes para esta edição do Enem, com dicas de conteúdos e resoluções de questões e esclarecimento de dúvidas sobre a estrutura do exame.

Leia também: Edição do Enem de 2017 terá o menor número de inscritos desde 2013

As palestras serão ministradas em um colégio particular de Governador Valadares, pelos professores Lucas Nogueira, bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Tiago Rattes de Andrade, mestre em sociologia e doutor em História.

O evento, batizado de “Painel Enem 2017” será gratuito, mas para participar é preciso se inscrever no site. As palestras acontecerão amanhã. Mais informações pelo telefone (33) 3271-1228.

A prova

Nesta edição o Enem será realizado em dois domingos, e não mais em um único final de semana, como era feito até então. Além dessa, outras mudanças foram adotadas pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela idealização da prova.

No primeiro dia, serão realizadas as provas de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a redação. O candidato terá 5 horas e 30 minutos para realizar todas as exigências do exame.

Já no domingo seguinte, os estudantes terão que lidar com perguntas de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que terá 4 horas e 30 minutos de duração.

É importante lembrar que dessa vez o Enem não dá o certificado para o Ensino Médio, e será utilizado apenas como meio de inserção dos candidatos em instituições de Ensino Superior públicas e privadas.

Leia também: Faltando seis meses para o Enem, veja como se preparar para a prova

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!