Ministério da Educação  não divulgou quantidade de bolsas do ProUni que serão oferecidas nesta nova edição
MEC/Reprodução
Ministério da Educação não divulgou quantidade de bolsas do ProUni que serão oferecidas nesta nova edição

O Programa Universidade para Todos (ProUni) para o segundo semestre de 2017 terá as inscrições abertas a partir desta terça-feira (6) e vão até a sexta-feira (9). Os estudantes interessados poderão consultar as bolsas oferecidas e se inscrever na página do programa na internet, neste link .

Leia mais: Reforma no Fies deve obrigar aluno a começar a quitar dívida logo após se formar

A quantidade de bolsas do ProUni que serão oferecidas nesta nova edição ainda não foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC). No entanto, segundo a pasta, os números não deverão ficar distantes dos registrados no mesmo período de 2016, quando foram oferecidas 125.442 bolsas, sendo 57.092 integrais e 68.350 parciais, distribuídas em 22.967 cursos de 901 instituições privadas.

O programa do governo federal é voltado para alunos que estudaram na rede pública ou foram bolsistas integrais de escolas particulares. Também estão incluídas as pessoas com deficiência e professores da educação básica em escolas públicas que compõem o quadro de pessoal permanente da instituição.

Só poderão participar do processo seletivo os candidatos brasileiros que não tenham diploma de curso superior e que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) de 2016.

Leia mais: MEC libera lista de aprovados no Sisu e abre inscrições da lista de espera

O estudante pode concorrer a uma bolsa integral se sua renda familiar bruta mensal não exceder a 1,5 salário mínimo por pessoa. No caso da bolsa parcial, a renda familiar por pessoa não pode ser maior que três salários mínimos. O programa possui ainda ações conjuntas com o Fundo de Financiamento Estudantil ( Fies ), que permite ao bolsista parcial financiar a parte da mensalidade não coberta pelo desconto.

Cronograma

O processo seletivo será constituído de duas chamadas sucessivas. A primeira chamada será feita em 12 de junho e a segunda está prevista para 26 de junho. O candidato selecionado deverá comparecer à respectiva instituição de educação superior para a comprovação das informações prestadas e a eventual participação em processo seletivo próprio, quando for o caso, no período de 12 a 19 de junho, na primeira chamada; e de 26 a 30 de junho, na segunda chamada.

Leia mais: Universidades brasileiras participam de competição de foguetes nos EUA

Para participar da lista de espera do ProUni, o estudante deverá manifestar seu interesse na página do programa, entre 7 e 10 de julho. A lista estará disponível no sistema, para consulta pelas instituições de educação superior, no dia 13 de julho. Neste caso, o candidato deverá comparecer à instituição e entregar a documentação no período de 17 a 18 de julho.

*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!