Neste ano, a nota do Enem poderá ser usada para entrar em programas como o Sisu, ProUni e Fies
Shutterstock/Divulgação
Neste ano, a nota do Enem poderá ser usada para entrar em programas como o Sisu, ProUni e Fies

Com menos de uma semana para o fim do prazo, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já tem mais de três milhões de inscritos. As informações são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que fez um balanço no início da manhã desta segunda-feira (15).

Leia também: Primeiro dia de Enem terá redação e prova de português

As inscrições se encerram às 23h59, horário de Brasília, desta sexta-feira (19). Até lá, a expectativa é de que mais de 3,5 milhões de estudantes se candidatem no Enem . Para isso, é preciso entrar na página do exame pela internet, munido de CPF e número de celular atualizado e fazer o cadastramento.

A confirmação da candidatura só será feita mediante o pagamento da taxa, que será de R$ 82 neste ano. Para pagar, a data se estende até o dia 24 deste mês. Desde a última segunda-feira (8) já é possível se inscrever na prova, que será aplicada em dois domingos, nos dias 5 e 12 de novembro.

Em casos de problemas para concluir a inscrição, o candidato deverá entrar em contato com o Inep pelo telefone 0800 616161. O atendimento funciona das 8h às 20h no horário de Brasília.

Isenção

Para estudantes que comprovarem baixa renda, é possível conseguir isenção do pagamento da prova. Nesses casos há três situações que se enquadram: alunos que vão concluir o ensino médio neste ano em escolas públicas, participantes de baixa renda que estão inseridos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e os que se enquadram na Lei 12.799/2013 que, entre outros critérios, permite que quem tenha renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.405,50, não pague taxas como essa.

Leia também: Enem adere novas medidas para reforçar segurança de senhas de candidatos

Resultados

A prova dá acesso ao ensino superior de universidades públicas e privadas em todo o Brasil, e no exterior. Os resultados podem ser usados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que permite a disputa por vagas em instituições públicas, para bolsas de estudos em universidades particulares, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), ou para quem optar por financiar os estudos, pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

De acordo com o Inep, os candidatos que fizerem o Enem neste ano, poderão conferir como se sairam no dia 19 de janeiro de 2018.

*Com informações da Agência Brasil

Leia também: Veja 5 documentários que podem te ajudar a ir bem no Enem

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!