Enem terá as provas de português e redação no primeiro dia atendendo a pedidos de candidatos, diz presidente do Inep
Wilson Dias / ABr / 29.5.15
Enem terá as provas de português e redação no primeiro dia atendendo a pedidos de candidatos, diz presidente do Inep

No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que vai ocorrer no domingo do dia 5 de novembro, diferentemente dos anos anteriores, serão aplicadas as provas de português e redação, e contará uma hora extra por isso.

Leia também: Enem: entenda o aumento da taxa de isenção

O Enem  segue organizado por área de conhecimento e, no primeiro momento, o participante realizará as provas objetivas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e redação.

A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, esclarece: “a pedido dos participantes, no primeiro dia faremos linguagens e redação e ciências humanas. E, no segundo dia, ciências da natureza e matemática. O primeiro dia, portanto, terá duração de cinco horas e 30 minutos e o segundo dia terá quatro horas e 30 minutos”.

No domingo seguinte, dia 12, o candidato terá quatro horas e meia para responder às questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

A prova

Essa é mais das novidades que a edição da prova deste ano traz. O exame será aplicado em todas as unidades da Federação, e os locais onde as provas vão acontecer serão informados no cartão de confirmação da inscrição. Nesse momento também é que o  candidato vai escolher a cidade onde deseja realizar a prova. Todas essas informações estão disponíveis na página do participante e no aplicativo do Enem.

Leia também: Prova do Enem terá vídeo em Libras e salas com tradutores para candidatos surdos

Este ano as inscrições começam no dia 8 de maio, a partir das 10h e vão até as 23h59 do dia 19 do mesmo mês.

A confirmação da participação na prova só acontecerá mediante o pagamento da taxa, que deverá ser efetuado até dia 25 de maio. Taxa essa que está mais cara este ano. Passou dos R$ 68 da edição anterior para R$ 82. Porém, a isenção ainda pode ser requisitada por quem concluiu o ensino médio em escola pública ou comprovar baixa renda.

Aos que trabalham aos domingos e vão precisar de declaração de comparecimento não mais poderão obter o documento no ato do exame. O interessado deve imprimir a solicitação antes, pela página do Inep na internet, e levá-la preenchida para a assinatura do coordenador da prova.

 As pessoas privadas de liberdade (PPL) terão um edital específico que será publicado em breve, e as datas do Enem para esses candidatos já estão definidas para os dias 12 e 13 de dezembro.

 Leia também: Para evitar fraudes, Enem terá prova personalizada para cada candidato

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!